Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Porco Vacinado no Japão

13 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Saúde | Tags: , , ,

Como todos sabem, os suínos estão sendo afetados por uma peste e o consumo de sua carne é a mais importante no mundo, notadamente na China. As autoridades japonesas estão clip_image002informando a população da total segurança das carnes dos suínos vacinados, sem que nem o seu sabor seja afetado, mas naturalmente ainda haverá uma resistência da confiança dos consumidores.

O ministro Taku Eto inspecionou o mercado atacadista de Tamamura e assegurou aos consumidores a total segurança da carne suína vacinada, inclusive sem mudança no seu sabor

Este tipo de vacina é de fundamental importância para o mundo, sendo que os chineses são seus maiores consumidores. Também o Brasil é um importante fornecedor e, sem a vacina, a chegada da peste suína seria previsível para o futuro próximo. Espera-se que a vacina seja produzida também no Brasil, para assegurar aos seus consumidores a total segurança, inclusive na manutenção do sabor.

No Japão, algumas províncias, como Gifu e Gunma, já estão usando esta vacina e espera-se comprovar a sua eficiência não somente nos laboratórios como nas regiões produtoras. A escala do seu uso é importante, pois não basta vacinar somente em algumas áreas, mas a grande maioria dos suínos, como toda vacinação. Todos sabem que nas regiões afetadas por esta peste os suínos precisam ser todos abatidos e enterrados para evitar a sua propagação.

A carne suína, além de saborosa, apresenta o custo mais baixo comparado com os dos bovinos e das aves, o que disseminou pelo mundo o seu elevado consumo. Depois inspecionar um mercado atacadista, o ministro da Agricultura do Japão, Taku Eto, assegurou aos repórteres que as vacinas “não causam risco à saúde ou perda de sabor, por isto espero que todos continuem comprando carne de porco como de costume”.

No Japão, Gunma é o quarto maior produtor de carne de porco das 47 prefeituras do Japão. A vacinação dos porcos começou após a confirmação de um javali infectado como os suínos. Também no Brasil existem diversos tipos de javalis, muitos selvagens, tanto nas florestas como até nas margens de rios urbanos, como o Tietê, em São Paulo, e eles são resistentes, suportando até águas bastante contaminadas. Também os índios brasileiros temem os ataques de bandos deles no meio da floresta, pois arrastam tudo que encontram pela frente, inclusive provocando a morte de seres humanos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: