Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alarmante e Criminoso Abate da Embuia de 535 Anos em SC

3 de dezembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Meio Ambiente | Tags: , , ,

É incompreensível que algo semelhante tenha ocorrido num estado do sul brasileiro, Santa Catarina, ou seja, a derrubada de uma embuia de 535 anos para transformar a sua madeira em vigas para cercas em 2018. É um crime ambiental, pois só pode ocorrer isto com a embuia – ocotea porosa (que é apresentada com variados nomes, com destaque a imbuia ou octeia porosa, segundo a Embrapa) que tenha sido plantada, como reflorestamento, o que certamente não era sequer conhecido antes do Brasil ser descoberto por Pedro Álvares Cabral.

imbuiaAs fotos relacionadas com este assunto contam com variadas restrições para o seu uso, como os direitos autorais, mesmo de órgãos oficiais como a Embrapa e da Wikipédia, quando parece que deveria permitir avaliar o seu porte, que pode chegar à altura de diversos andares de um edifício, bem como diâmetros de muitos metros. A matéria sobre o assunto foi publicada por jornais brasileiros, como a Folha de S.Paulo e O Globo, valendo a pena ser lida na íntegra.

O que restou da embuia de 535 em Santa Catarina

A estimativa da idade desta embuia foi efetuada tecnicamente com o exame das marcas deixadas na madeira em cada ano de sua vida, por especialistas brasileiros, que permitem dados precisos. A madeira retirada foi destinada à produção de vigas que serviram para feitura de simples cercas, mostrando a desconsideração e a ignorância dos madeireiros que cometem estes crimes.

Estas árvores de grande porte ainda sobrevivem em número bastante limitado nos estados do sul do Brasil, notadamente Santa Catarina e Paraná. Como apresentam características boas para muitos usos, algumas estão sendo reflorestadas, principalmente com o apoio da Embrapa. Muitas espécies de árvores brasileiras, já consideradas em extinção, deveriam merecer uma atenção maior das autoridades brasileiras, sendo que o atual governo vem considerando pouco relevante estas tarefas.

Um acontecimento tão revoltante poderia ajudar a mobilização da opinião pública, o que já vem ocorrendo, principalmente no Paraná, que procura preservar algumas pequenas florestas para que a população tenha condições de adquirir maior consciência da necessidade da preservação destes exemplos de vital importância para a preservação do meio ambiente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: