Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Greta Thunberg é o Futuro

13 de dezembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Meio Ambiente | Tags: , , , , ,

imageÉ impressionante que uma jovem de 16 anos seja escolha a Personalidade do Ano por uma revista importante como o Time. Dirigentes, como Jair Bolsonaro e Shinzo Abe, não percebem que já estão superados em suas concepções sobre o clima, sendo substituídos por jovens ousadas como a sueca de 16 anos, Greta Thunberg, que merece o aplauso de todos.

O presidente Jair Bolsonaro pensou que a estava atingindo quando a chamou de “pirralha”, o que ela assumiu e adotou nas suas comunicações sociais. Shinzo Abe e o seu governo continua apoiando o poluente carvão mineral nos países asiáticos mais atrasados, como se o problema climático não fosse universal. Eles não estão percebendo que estão ultrapassados e que, para o futuro, os jovens que sofrerão as consequências dos desmandos governamentais tenham palavras fortes que estão impressionando o mundo. Os jovens estão baseados nas pesquisas científicas e não estão interessados em resultados eleitorais imediatos. São os legítimos representantes do futuro e estão sendo reconhecidos até por revistas importantes como a Time. Vendo as manifestações que estão se multiplicando pelo mundo, nota-se que também pessoas de mais idades, sensatas, que não estão interessadas nos resultados eleitorais atuais, estão apoiando os jovens. Procuro incluir-me entre eles.

Na reunião que está ocorrendo em Madrid, exigindo que o mundo estabeleça metas mais ousadas, todos que querem ver podem constatar que os degelos que estão ocorrendo, as irregularidades climáticas que estão se multiplicando com maior violência e a elevação do nível do mar, entre outros sinais alarmantes. Já estamos sofrendo os desmandos atuais das poluições que já estão nos atingindo, tendendo a se agravar rapidamente.

A nossa esperança é que as vozes dos jovens soem mais fortemente, chamando a atenção das responsabilidades das autoridades e dos comandos das grandes organizações empresariais. Os custos dos desastres são crescentes, como todos estão vendo com as inundações que ocorrem, bem como dos incêndios que se multiplicam até nos países desenvolvidos como os Estados Unidos e europeus.

Não há mais tempo, precisamos tomar medidas drásticas para minorar os problemas que estão se multiplicando. O que está sendo feito é insuficiente, precisamos intensificar os usos de recursos energéticos não poluentes, que estão se tornando cada vez mais competitivos. Precisamos inibir os lucros de fontes já ultrapassadas como do carvão mineral e até do petróleo, ou tomar medidas concretas para que seus danos se tornem mínimos.

Os mais pobres e os jovens estão sendo afetados, facilitando doenças que exigirão pesados encargos para serem evitados. Comprova-se que as poluições dos rios, como no Brasil, estão exigindo gastos cinco vezes maiores em saúde pública. Os mares estão inundados por plásticos, os peixes estão cada vez mais contaminados, como pode se verificar nos estômagos das baleias.

Já estamos pagando mais pelas nossas mazelas e somente os jovens estão liderando movimentos sérios para reverter os problemas. Greta Thunberg está se movimentando somente há dois anos, começando quando tinha 14 anos, com cartaz em frente ao Parlamento sueco e hoje percorre o mundo, frequenta as reuniões mais importantes nestes assuntos, colocando de forma inteligente, o que os velhos políticos e executivos de empresas privadas não estão realizando.

No Brasil, apesar da poluição dos litorais brasileiros, continua se aumentando as explorações de petróleo em condições de alto risco no pré-sal. Precisamos intensificar usos como do etanol, da eletricidade decorrente do Sol e do vento, com baterias como de lítio que proporcionou o Prêmio Nobel a um velho cientista japonês. Vamos ajudar de forma expressiva e concreta com estas correções, aprendendo com Greta Thunberg, esta brilhante jovem de 16 anos, que já merece um Prêmio Nobel, por bater forte contra Jair Bolsonaro ou Shinzo Abe.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: