Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Mundo Como Ele É…

13 de dezembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A vitória eleitoral dos conservadores no Reino Unido foi mais expressiva do que esperada por muitos analisas e Boris Johnsen, que não chega a ser considerado um estadista, deve eclip_image002xecutar a saída do seu país da Comunidade Europeia nos próximos meses, o que, em vez de resolver os problemas, pode aumentá-los.

Boris Johnson conseguiu uma vitória expressiva dos conservadores no Reino Unido e deve promover a saída do seu país da Comunidade Europeia nos proximos meses

De outro lado, os Estados Unidos e a China chegaram a um primeiro acordo para evitar a elevação das tarifas de importação, reciprocamente e de forma pragmática, reconhecendo que a guerra comercial não ajudava nenhum dos dois países, provando uma redução do crescimento da economia mundial. Estas mudanças importantes alteram o cenário mundial e clip_image004se de um lado reduz os potenciais de estragos de outro acaba criando oportunidades. Os chineses sempre afirmaram que são nos períodos de alteração do quadro geral é que costuma aumentar muitas oportunidades.

Estados Unidos e a China chegaram a um primeiro acordo, evitando a elevação das tarifas de importação, reciprocamente

O quadro mundial exige análises profundas, não podendo se reagir aos mesmos de forma emotiva, que costuma induzir a erros, exigindo observações ao longo de um tempo razoável. Os países envolvidos possuem uma extensa história, sendo a mais longa a da China, mas também a do Reino Unido. Os países emergentes, mais jovens, imaginam que podem usufruir facilmente de vantagens, quando as avaliações necessitam contar com uma perspectiva mais demorada, ainda que alguns resultados aparentes possam ser obtidos momentaneamente.

O quadro atual parece exageradamente emocional, mas mudanças profundas estão ocorrendo, e novos pontos de inflexão poderão acontecer, proporcionando tendências diferentes. Seria desejável que análises históricas mais sérias e profundas fossem efetuadas, para que se saída deste período de instabilidades com posturas mais construtivas para um futuro mais distante.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: