Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sustentabilidade dos Peixes Pelos Chefs Japoneses

28 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Culinária, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Uma interessante matéria de Yuka Kanemoto, do Asahi Shimbun, informa que o chef japonês Shinzuke Ishii, que mantém o seu restaurante Sincere, em Shibuya, na Capital Tokyo, informa que ele explica aos seus clientes que no jantar do qual participaram só se usa os peixes certificados que na sua pesca obedeceram às regras estabelecidas para a sua clip_image002sustentabilidade. Estes japoneses até estrelados pelo Michelin fazem parte do grupo denominado Chefs for the Blue, que só usam peixes que foram pescados obedecendo às regras estabelecidas para a sua sustentabilidade.

O chef Shinsuke Ishii, proprietário do Sincere, em foto publicada no artigo do Asahi Shimbun, que vale a pena ser lido na íntegra

Como todos sabem, os japoneses consomem muitos peixes a ponto de sua sustentabilidade começar a ficar ameaçada. Alguns chefs se reuniram no chamado Chefs for the Blue, para só utilizarem frutos do mar certificados que estão sendo pescados seguindo regras para a sua sustentabilidade. Não são pescados quando estão com ovas e a quantidade de pesca é estabelecida pelas autoridades por ano, de forma a não comprometer a sua sustentabilidade para o futuro.

Um dos peixes que corre o risco de extinção é o atum chamado de bluefin do Pacífico, muito consumido na forma de sashimi ou sushi. Para não se correr este risco, as autoridades estabeleceram uma quota internacional para a sua pesca que só pode ocorrer em determinados períodos do ano, quando não estão com ovas que produzirão novos peixes. As pescas que obedecem estas regras recebem uma certificação.

Eles compram estes frutos do mar diretamente dos pescadores que contam com estas certificações. O ramo japonês da Relais & Chateaux estabeleceu as regras em outubro último em Osaka, o que já funciona em Paris desde 2014. A organização envolve hotéis e restaurantes e excluiu do seu cardápio o uso de ovas de peixe.

clip_image003

Os petiscos destes restaurantes só usam produtos sustentáveis. Foto do artigo do Asahi Shimbun

clip_image005clip_image007clip_image009

Muitos certificados estão sendo utilizados no Japão, como consta do artigo no Asahi Shimbun

Na realidade, além dos chefs, também os consumidores estão se tornando mais exigentes com a sustentabilidade do que consomem. Espera-se que isto também ocorra no Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: