Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Desprezo de Trump aos que Países que o Apoiam

12 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Alguns líderes políticos de países que perfilam com as orientações internacionais de Donald Trump, como os do Japão e do Brasil, devem estar de assustados com a falta de correspondência para suas aspirações que consideram as mais importantes. O Japão está sendo obrigado a elevar seus investimentos militares quando ainda dependem fortemente da defesa externa dos norte-americanos. Jair Bolsonaro esperava um decisivo apoio para a sua pretensão de incluir o Brasil entre os membros da OECD, mas os Estados Unidos deixam claros sinais da desconsideração da importância do Brasil atual no cenário internacional, apesar do que vem sendo expresso por parte da imprensa e alguns líderes brasileiros.

De forma um tanto ingênua, o Brasil esperava contar com os Estados Unidos nas suas aspirações internacionais, mas os fatos recentes indicam que aquele país não reconhece a importância da economia brasileira no cenário internacional, que vem se reduzindo nas últimas décadas. Também o Japão esperava continuar contando com os norte-americanos na sua defesa externa, mas está sendo induzido a aumentar seus investimentos na área militar, principalmente diante das limitações das presenças Estados Unidos em assuntos de segurança mundial.

O atual governo de Donald Trump está preocupado com a sua reeleição e a redução de sua importância em questões de segurança mundial. Soldados norte-americanos, como no Vietnã, sentem-se menos engajados nas questões que envolvem outros países, não vendo sentido em sacrificar suas vidas em países que lhes são estranhos, como no Oriente Médio ou na Ásia.

Mesmo com um forte discurso anticomunista do governo norte-americano, a maioria de sua população pensa nos problemas internos, tentando manter a sua economia em crescimento, não se importando nas vantagens da globalização que beneficiariam outros países no mundo, como a China ou a Índia.

A desaceleração do crescimento mundial que está ocorrendo recentemente não induz o governo Donald Trump a apoiar os países que estão manifestando posições políticas semelhantes às suas, como o Brasil. Limitam-se a apoios verbais, mas quando se trata de assuntos que poderiam ajudar de fato seus potenciais parceiros, não se observam medidas operacionais concretas.

Pelo contrário, em alguns produtos, as exportações norte-americanas que competem com as brasileiras estão sendo incentivadas, não se considerando os efeitos que possam provocar junto aos produtores brasileiros. Os japoneses estavam sendo beneficiados pelos baixos investimentos nas áreas militares, mas agora estão sendo convocados para aumentá-los.

Parece que o Brasil e o Japão necessitam revisar muitas das posições de sua política externa, que em alguns aspectos já começam a ser revistos. Não haverá nenhuma “colher de chá” dos norte-americanos, principalmente do governo de Donald Trump. Esta é a dura realidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: