Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cientistas Veem a Possibilidade do Covid 19 Contaminar Pelo Ar

6 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

O site do jornal O Globo publicou um artigo vindo de agências internacionais de notícias, que o New York Times está divulgando, onde cerca de 240 especialistas de 32 países, por intermédio da revista científica Clinical Infections Diseases, estariam apresentando à Organização Mundial de Saúde uma carta aberta, afirmando que existem evidências que o novo coronavírus pode ser transmitido pelo ar. É uma alarmante notícia, pois ainda existem os que tentam identificar os pacientes contaminados pelas suas elevadas temperaturas, quando ele já está provocando a sua disseminação, mesmo com clip_image002a adoção dos cuidados recomendados pela OMS. Isto exigiria uma nova estratégia para o combate à disseminação desta terrível pandemia.

Medir a temperatura das pessoas seria medida tardis, pois os pacientes contaminados já estariam transmitindo o vírus Covid 19 para muitas outras pessoas

Lamentavelmente, os conhecimentos da humanidade sobre o coronavírus ainda são precários, havendo-se que se divulgar o pouco que já é conhecido para reduzir a contaminação que está ocorrendo, com novas técnicas que estão sendo conhecidas. Os usos de máscaras e outras proteções já tradicionais ajudam, mas não resolvem os problemas, se os vírus são transmitidos pelo ar. Há que desenvolver novas notas técnicas para evitar a frequência dos locais onde estes vírus já se encontram, como nos lugares fechados, ou aglomerações de pessoas em locais abertos. As máscaras necessitam ser mais elaboradas para evitar que os vírus acabem vazando. As luzes ultravioletas podem ajudar as partículas vivas dos vírus.

Apesar da opinião de tantos cientistas, existem os que acham que não existem evidências científicas sólidas. Existem também os que defendem as técnicas já utilizadas, mas admitem que medidas adicionais possam ajudar no processo. Nos hospitais, por exemplo, existem os que possuem fluxos de ar eficientes que podem diluir a presença destes vírus, mas também onde eles sejam precários.

De qualquer forma, para que o combate seja eficiente, haverá que se ampliar todos estes conhecimentos, cogitando de técnicas que possam ser operacionais, admitindo-se que nem todos os locais frequentados pelos seres humanos possam contar com todos os cuidados desejados. Os desafios existentes são gigantescos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: