Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Personalidades que Fazem Falta ao Mundo

19 de setembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

São raras as personalidades com segura formação jurídica que, com convicções próprias claras, têm também a capacidade de convencer até os adversários. Ruth Bader Ginsburg fará imagefalta para os Estados Unidos e ao mundo no momento de exagerada polarização que não facilita avanços relevantes em diversos setores, que exigem importantes decisões jurídicas.

Até nas ruas dos Estados Unidos há reconhecimentos das importantes contribuições deixadas por Ruth Bader Ginsburg que se espera influir na sua substituição às vésperas das eleições naquele país

Particularmente para o Brasil, que passa por um período de muitas dificuldades jurídicas, onde os interesses eleitorais não facilitam posições claras que tenham efeitos de longo prazo, o exemplo de Ruth Bader Ginsburg tem um papel relevante. Um país só pode ser importante se sua legislação é clara para todos, não dependendo dos interesses eleitorais dos que estão momentaneamente no comando do governo.

Esta ministra excepcional da Suprema Corte dos Estados Unidos está deixando, a partir da igualdade do gênero, uma lição fundamental para o mundo, onde nem sempre os princípios jurídicos estão prevalecendo. Os comentários, inclusive daqueles que preferem posições diferentes das dela, estão expressando suas admirações. O que se espera é que as cruciais questões eleitorais não rompam os ensinamentos que ela deixou.

O mundo, apesar de tudo, continua avançando no sentido do aumento da igualdade, tanto do gênero como das diferenças raciais, situações econômicas como sociais. Os Estados Unidos podem enfatizar a sua importância mundial na medida em que suas lições sejam adequadamente absorvidas por todos ou, no mínimo, pela sua maioria.

Muitos artigos sobre suas contribuições estão sendo divulgados em todo o mundo, mostrando o reconhecimento de todos sobre suas contribuições. É algo raro no mundo atual, mas espera-se que todos façam suas reflexões de forma que o máximo de seus ensinamentos faça parte da cultura mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: