Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Limitações dos Brasileiros Sobre a EUA

15 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Com a aprovação na Câmara Federal dos Estados Unidos do segundo processo de impeachment de Donald Trump, que para a sua efetivação ainda depende do Senado, e o novo discurso de conveniência do presidente que está de saída do poder, a interpretação de alguns brasileiros vão além das mudanças que estejam ocorrendo que são mais lentas do que seriam clip_image002desejável. O que poderia se questionar é se os brancos norte-americanos passaram a tratar os negros como iguais? Se já admitem que eles não sejam mais os únicos líderes importantes do mundo? Se os comunistas chineses são pessoas normais, diferentes dos que pensavam no passado?

Charge de Amarildo sobre Trump e EUA

Que estejam ocorrendo mudanças importantes nos Estados Unidos, muitos admitem. Mas elas são mais lentas que o desejável. E em muitos aspectos, Donald Trump, que está deixando o poder, poderia ser exemplo para outros dirigentes no mundo.

Como um país que desde o fim da Segunda Guerra Mundial ocupou uma posição importante em relação aos outros países já não conta com o mesmo prestígio. Mas, como tudo que envolve a cultura de uma população, as mudanças que estejam ocorrendo são lentas, demandando mais tempo que o desejável.

Isto não ocorre somente com os norte-americanos, mas outros povos que têm um intercâmbio internacional com eles. E isto ocorre com aspectos fundamentais que caracterizam um grande país como os Estados Unidos. Existem muitos brasileiros que acreditam que aquele país pode passar por significativas mudanças em semanas, mas, mesmo começando num determinado momento, para mudar um país pode exigir décadas.

O que parece que está ocorrendo não se limita somente a alguns líderes, mas a população como um todo, incluindo os que mantenham profundos relacionamentos com eles que se encontram no exterior.

Um país complexo como os Estados Unidos muda, mas muito mais lentamente do que outros gostariam, inclusive alguns brasileiros que tendem a ser saudosistas e populistas, sem capacidade para análises profundas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: