Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novas Técnicas Para Cultivos de Enguias no Japão

22 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

Um artigo de Ryuzo Nakano foi publicado no Asahi Shimbun sobre novas técnicas para cultivo clip_image002das enguias, com o aumento de fêmeas que são mais apreciadas e têm volumes maiores que os machos. Os machos cultivados atingem 200 a 250 gramas, mas as fêmeas são maiores e suas carnes são mais saborosas, sendo mais demandadas no mercado.

Uma enguia fêmea, cultivada sob um novo método, é maior do que outra cultivada com a técnica convencional. Foto constando do artigo publicado no site do Asahi Shimbun, que vale a pena ser lido na sua íntegra

clip_image004Cientistas afirmam que um ingrediente alimentar comum aumenta as chances de enguias cultivadas se tornarem fêmeas, que são maiores, mais macias e mais saborosas do que as masculinas, além de mais abundantes. Foto constante do artigo publicado no site do Asahi Shimbun

Esta iguaria japonesa costuma ser vendida somente em estabelecimentos especializados, chamando-se em japonês “unagui”. Seus preços atuais estão muito elevados, sendo acessíveis somente para poucos consumidores. Quando viajava para o Japão, alguns amigos me convidavam para apreciá-las, normalmente uma pessoa jurídica. As enguias são consumidas com um molho especial sobre um pouco de arroz.

As pesquisas atuais estão sendo feitas em Nishio, na prefeitura de Aiichi, pela organização chamada Isshiki Unagi Gyogyo Kyodo Kumiai (Associação de Cooperativas de Pesca de Enguias), com novos métodos de criação cultivada, que aumentam a quantidade das fêmeas, utilizando-se rações com derivados de soja que contêm o chamado isoflavona.

Normalmente, os filhotes de enguia são colhidos no mar e atualmente cultivados em pequenas represas com rações. Já se procurou criar no Brasil, mas eles acabam penetrando nas terras, não se conseguindo que se tornem adultos. As suas criações são tradicionais em algumas regiões do Japão e as técnicas para o seu cultivo estão se aperfeiçoando constantemente, mas não conseguem atender a demanda local, fazendo com que seus preços continuem subindo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: