Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Conhecimentos Factuais da Realidade

24 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

As oportunidades que se apresentam para os diversos analistas são amplamente diferenciadas. Muitos adquiriram seus conhecimentos com as leituras de livros, alguns acadêmicos, que passaram pelo crivo dos seus autores, que mesmo experientes destacaram os aspectos que eles consideraram mais relevantes, segundo seus pontos de vista. Mas, no imagemundo dos seres humanos, parece que existem, muitas vezes, detalhes que só podem ser captados pelos conhecimentos factuais diretos, que também incorporam os valores dos seus observadores. Só resta juntar o máximo de visões diferentes para tentar interpretações as mais isentas possíveis.

Amplo Brasil conhecido por poucos em seus detalhes

Durante o meu curso universitário, aproveitei ao máximo as oportunidades para conhecer o Brasil, em regiões como o Nordeste ou a Amazônia, muito diferentes das grandes metrópoles como São Paulo, onde fui criado. Conheci as palafitas e mocambos, assim como partes destas regiões. Tive o privilégio de participar do Advisory Committee on Technical Service, que alocava recursos do imposto religioso existente na Alemanha, que financiava projetos no Brasil e em outros países, permitindo conhecê-los parcialmente. Hospital do Pênfigo em Campo Grande, Mato Grosso, atendia pacientes do terrível Fogo Selvagem; Bacia do Rio Apodí, no Rio Grande do Norte, mostrava que o controle das águas permitia o seu melhor aproveitamento; um projeto de colonização em Imperatriz, Maranhão, antes da construção da Belém – Brasília mostrava a potencialidade da região; entre muitos outros projetos e programas.

No exterior, quando foi declarada a suspensão dos conflitos da Coreia do Sul com a do Norte, colonos apátridas com documentos das Nações Unidas foram encaminhados para o Brasil. Os trabalhos dos padres operários da Itália, entre muitos outros, permitiram conhecimentos de alguns projetos de maior destaque.

Tendo sido contemplado com uma bolsa de estudos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, tive o privilégio de conhecer a Califórnia, Michigan, Chicago, Washington, Nova York, entre outras localidades de destaque daquele país. Suas universidades, instituições como familiares de algumas autoridades. Com uma bolsa do JICA – Japan International Cooperation Agency, conheci também muitas regiões do Japão, onde atuei em diversos programas do governo brasileiro. Trabalhando na Ásia, China, Coreias, Cingapura, Tailândia, Malásia e outras localidades foram visitadas. Tudo contribuiu para conhecimentos factuais nestes diversos países, mesmo de forma superficial.

image

Mapa Mundi disponível

Os trabalhos efetuados no Brasil, na CIBPU – Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai, no Ministério do Planejamento, na assessoria da Presidência da República, Banco Central do Brasil, INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, ao longo de décadas, permitiu-me conhecer o Brasil, em lugares que não são usuais para acadêmicos ou autoridades. Como familiares de pequenos sitiantes que mal entendiam o português, falando um dialeto local.

Por mais esforço que seja feito, incluindo leituras de livros que cuidam destas regiões, países e muitas de suas localidades no meio rural, só se pode dizer que se conhece tudo superficialmente. Ainda assim, pode-se pretender que isto vá um pouco além do que é usual hoje para muitas autoridades, na vã tentativa de se conhecer a dura realidade no contato com muitas famílias, que vai se modificando intensamente ao longo do tempo.

Sem estes e outros conhecimentos fica-se nas decisões sobre medidas adequadas para a população brasileira. Mesmo com eles, os dirigentes governamentais necessitam de capacidade para ouvir os que pensam de formas diversas das nossas, pois cada um deles tem seus interesses, que nem sempre coincidem com a grande massa de brasileiros que não contam com mecanismos para expressarem adequadamente suas aspirações. Necessitamos ser humildes suficientes para compreender que só contamos sempre com visões limitadas, onde os nossos valores precisam ser conciliados com os dos demais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: