Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Norte-Americanos Chegaram a Marte com Grandes Robôs

20 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

Os voos espaciais são custosos e exigem tecnologias avançadas. Os norte-americanos, depois de um longo período, conseguiram aterrissar um foguete com um robô de grandes dimensões no planeta Marte. A operação era crítica para pousar o foguete com o robô em Marte e os participantes da operação da NASA denominaram o foguete Perseverance, com o robô que já comprovou que está funcionando adequadamente, tendo enviado para a Terra as clip_image002imagens obtidas naquele planeta. A operação deve perdurar por cerca de um ano, até a volta de um foguete com amostras do material recolhido, que são rochas e amostras do solo.

Primeiras imagens colhidas em Marte pelo robô que foi levado pelo Perseverance, mostrando que está funcionado adequadamente depois da aterrissagem naquele planeta

O robô é de grande dimensão e deve pesquisar Marte por cerca de um ano, colhendo rochas e solos daquele planeta, analisando e transmitindo as informações para a Terra. Na volta, se tudo suceder bem, deve trazer algumas amostras para o nosso planeta. A operação da volta deve ser mais complicada ainda, pois tudo indica que, decolando de Marte, terá que ser acoplado a um foguete que esteja no espaço e no seu reingresso no espaço da Terra deve atingir temperaturas mais elevadas, possivelmente aterrissando no oceano.

Os pesquisadores da NASA ficaram eufóricos com a aterrissagem do foguete com o robô em Marte e o seu funcionamento adequado tendo já enviado para a Terra as imagens colhidas. No passado, havia uma corrida dos norte-americanos com os russos, mas agora os concorrentes serão possivelmente os chineses, que não devem contar ainda com todas as tecnologias indispensáveis. Existem alguns brasileiros que estão trabalhando atualmente na NASA.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: