Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Carta Aberta Sobre a Situação Brasileira

23 de março de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Jornais de importância no Brasil, como a Folha de S.Paulo, publicam uma longa carta aberta, de uma página inteira, elaborada por economistas, banqueiros e empresários com uma análise e redação acadêmica, difícil para o povo entender. Propõe algumas medidas para resolver os problemas brasileiros atuais de forma menos custosa do que as usadas atualmente pelo governo federal. Com os recursos que os principais autores dispõem, poderiam se encontrar redatores especializados para torná-la de mais fácil compressão para todos.

A primeira medida recomenda a vacinação em massa, aceitando que existem dificuldades para obter as vacinas. Negociando com os principais fornecedores do mundo, os custos seriam mais baixos que as despesas atuais com os que não têm emprego. Segundo, recomenda-se o uso de máscaras adequadas, que seriam até doadas, pois as atuais disponíveis no Brasil apresentam limitações. Terceiro, recomenda-se o isolamento da população evitando aglomerações, com restrições nacionais ou estabelecidas por autoridades locais. As escolas, clip_image002segundo eles, deveriam funcionar com cuidados necessários para os professores e alunos. Quarto, sugere-se coordenação das medidas indispensáveis pelo governo federal ou de grupos dos estados. Todos deviam colaborar no esclarecimento da população.

O presidente comemora o seu aniversário em Brasília

O presidente aparenta aumentar seus auxiliares que tenham sido militares da ativa, sendo leais ao governo, mas alguns deles já apresentam suas discordâncias, mas que não chegam ao conhecimento público, pelos desgastes que os atinge. É verdade que muitos problemas semelhantes ocorrem também no exterior, mas os brasileiros parecem mais graves, expressos pelos dados estatísticos disponíveis, sem que haja uma melhor coordenação entre os membros do governo.

Mesmo com as condições naturais mais favoráveis para o Brasil para tratar destas questões, observam-se acentuados conflitos do Executivo com as burocracias públicas, com o Judiciário e o Legislativo gerando a imagem de uma espécie de caos. A carta aberta não parece ter dado importância devida a estes problemas de caráter mais político.

O presidente procura disseminar que está se empenhando ao máximo para resolver os problemas, que estão sendo agigantados pela imprensa que lhe faz oposição. Os problemas são da responsabilidade de outros, apesar dos esforços do seu governo. O que fica difícil de explicar é a acentuada discrepância do que ocorre no Brasil, comparado com outros países, desenvolvidos ou não, que já dão indícios claros de melhora da situação geral, ainda que haja necessidade de um tempo razoável para ter seus efeitos.

Manifestações como desta carta aberta são importantes, mas parece que os alvos precisam ficar claros. Não parece que ainda seja época para estas mobilizações, mas de ações concretas e operacionais que comecem a resolver os problemas, com ações privadas ou comunitárias, quando as autoridades continuam somente com discursos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: