Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inusitado e Preocupante Problema Militar

31 de março de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

O Brasil nunca enfrentou uma situação militar como a atual, o que deixa dúvidas sobre a evolução futura. Desde que se elegeu um presidente que é um mero capitão reformado, para quem tem a senso claro de hierarquia e disciplina, a situação já era anormal. Com a existência de um Ministério da Defesa, comandado por um ex-militar e que tem como subordinados os clip_image002comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, a situação já exigia muito cuidado. Com a designação muitos militares da ativa e reformados no governo, com ex-capitães não eleitos ocupando o comando até de ministérios, a situação já era desconfortável para muitos.

O Brasil nunca precisou tanto do bom senso de Jair Bolsonaro

Há que se considerar também a diferença entre o governo e o Estado. Muitos casos atuais envolvem personalidades consideradas de Estado, não dependendo de quem esteja no governo. Não faltam complicações para a atual situação do Brasil. Muitos países, inclusive o Brasil, já tiveram ministros da Defesa civis.

Para aqueles que não estão acostumados com as hierarquias militares, um capitão, para chegar normalmente ao topo de sua carreira, necessitaria de cerca de 20 anos, tendo que fazer alguns cursos de aperfeiçoamentos de oficiais, até do Estado Maior, dependendo da aprovação de seus superiores para algumas promoções. Conciliar com atuação de militares não eleitos, alguns até provenientes de estados, como o Distrito Federal, tende a gerar situações constrangedoras como as atuais. Um mínimo de carência de bom senso parece vigorar no atual governo.

O atual governo deve ter o máximo cuidado para a escolha dos que comandarão o Exército, a Aeronáutica e a Marinha nesta crise, pois a não aceitação eventual de alguns deles tende a ampliar as dificuldades. Muitos militares têm o senso da responsabilidade no momento, superando suas preferências pessoais.

Como estamos cuidando de seres humanos, fica muito difícil prever as suas reações, que, além da lógica, envolvem aspectos emocionais, com abundante número de personalidades que priorizam seus interesses políticos-eleitorais. Nunca necessitamos tanto da ajuda de todos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: