Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Países Que Constituíam a URSS

7 de Janeiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

Apesar de muitos receberem notícias esparsas sobre os países que constituíram a antiga URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, elas não vêm recebendo da opinião pública mundial a mesma atenção, por exemplo, dos países do Sudeste Asiático, ainda que também passem por uma expansão econômica e consolidação política. Alguns destes países já tinham a sua importância antes de se separarem da Rússia, como a Geórgia, a Ucrânia, a Lituânia, o Azerbajão e os demais que são menos lembrados. Outras já eram independentes como a Polônia, a Hungria, a Yugoslávia, a Romênia, a Bulgária, a República Checa e a Eslováquia, apesar de serem consideradas do Leste, e também terem tendências socialistas, com muito planejamento centralizado.

O fato concreto é que estes países que já contavam com uma população com etnia definida, cultura consolidada, bem como uma infraestrutura respeitável, estão passando por uma nova fase de aceleração do crescimento, até por estarem fora da zona do euro e com políticas econômicas diferenciadas. Contam com respeitáveis recursos humanos e naturais, além de estruturas econômicas elaboradas, sendo competitivos em muitas atividades.

leste38538-kh

Mapa do Leste Europeu e a Torre de Azerbajão

Muitos destes países do Leste Europeu contam com cidades que impressionam com as novas edificações e traçados, mostrando que apresentam grandes diferenças com outros países emergentes ou em desenvolvimento do mundo, que ainda contam com grandes populações e algumas confusões em suas grandes metrópoles.

Estes países contam com cidades organizadas e consolidadas, com uma população mais estável procurando manter uma qualidade de vida compatível com suas possibilidades econômicas. Sendo europeus, mesmo fora da zona do euro, enfrentam desequilíbrios menos acentuados do que aqueles cujas políticas fiscais e monetárias estão atreladas as regras da zona do euro.

Constituem uma região respeitável do ponto de vista econômico, que pode contribuir para suavizar problemas mundiais, e poderão ganhar uma grande importância nas próximas décadas. Convém que os observadores mantenham suas atenções sobre estes países, conhecendo os inclusive do ponto de vista turístico, de preferência depois do inverno daquela área, que costuma ser rigoroso.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: