Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Demografia Prejudica a Qualidade de Serviços no Japão

20 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002A redução demográfica e o envelhecimento da população parecem estar deteriorando a qualidade de muitos serviços no Japão, notadamente os relacionados com os transportes.

Repetição da paralisação de alguns metrôs no Japão em foto constante do artigo publicado no Nikkei Asian Review

Um artigo publicado por Fumihito Ishizuka e Yoshihiro Hara, publicado no Nikkei Asian Review, que vale a pena ser lido na íntegra, levanta a suspeita de que a redução da população japonesa e seu envelhecimento estariam contribuindo para a piora de alguns serviços, como de transporte, que eram um orgulho do país pela sua pontualidade. Uma das linhas de metrô mais utilizadas da linha Den-en-toshi, que serve a famosa estação de Shibuya, considerada das mais movimentadas do mundo, sofreu paralisações e os passageiros não tinham condições de utilizar ônibus, como se costuma fazer precariamente em São Paulo.

O fato concreto é que muitas empresas japonesas não conseguem repor os seus recursos humanos necessários com a qualificação desejada. Isto não se verifica somente no metrô, como empresas de entregas das encomendas, ônibus e táxis. Nem mesmo a robotização que está ocorrendo e a utilização de aposentados conseguem suprir adequadamente as insuficiências de recursos humanos, mesmo com a elevação dos seus salários. Também há aumento de mulheres em muitas tarefas, mesmo que não seja em tempo integral. Existem também pressões, por outro lado, para a redução do uso das horas extras, pois muitos empregados estão trabalhando de forma excessiva, resultando até ao extremo de suicídios.

O fato concreto é que o Japão resiste em facilitar o aumento de trabalhadores estrangeiros, mesmo que muitos asiáticos já consigam dominar o idioma local, nem sempre de forma perfeita. Muitos estrangeiros apresentam problemas de conhecimento da cultura local, sabendo-se que o idioma japonês é pouco utilizado em outras regiões do mundo e o inglês dos japoneses é deficiente, notadamente entre os mais idosos.

Estudiosos do assunto apontam que muitos jovens não contam com as qualificações desejadas, como nas manutenções dos sistemas elétricos vitais para os metrôs. Os novatos não conseguem a eficiência que os veteranos possuem, sendo que no sistema japonês este aprendizado não é facilitado pela arrogância dos que detêm os conhecimentos, considerando os aprendizes pouco empenhados.

No caso dos trens rápidos, estes problemas podem afetar de forma perigosa a segurança. Normalmente, as verificações de muitas rodas são feitas pelos sons, afirmando-se que mesmo os sofisticados equipamentos não conseguem captar todas as nuances, como no afinamento dos pianos.

Como também no Japão estão aumentando as vendas pela internet, o sistema de logística para as entregas das vendas exigem ampliações que esbarram na disponibilidade de recursos humanos para tanto. Há uma preocupação no Japão, pois estes dados demográficos são difíceis de serem superados, mesmo com aperfeiçoamentos tecnológicos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: