Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cotações Que São Meras Expressões Virtuais

6 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Lamentavelmente, os seres humanos não comem, vestem ou moram utilizando bens considerados pelos seus valores virtuais, mas dependem de bens materiais que possam atender as suas necessidades. Meios de comunicação social acabam dando notícias que clip_image001sejam difíceis de serem aprendidas corretamente pelos leigos e até por profissionais, que acabam iludidos pelo mundo virtual e seu significado mais limitado.

Apple que frequentou o noticiário recente pelas cotações de suas ações que permitem avaliar, virtualmente, o seu valor total em US$ 1 trilhão

Parece indispensável que todos tenham exatamente a noção do significado de cotações das ações de uma empresa numa bolsas de valores. Se todos os portadores destas ações colocassem à venda a totalidade das mesmas, certamente as cotações baixariam para um valor bem menor. As cotações nas bolsas dão uma ideia virtual do seu valor, na margem, não significando nem a sua média. Estas cotações flutuam rapidamente mesmo durante um dia, pois decorrem de lucros que elas poderiam proporcionar num determinado período, que nem permite que se avalie que ela continuará ocorrendo no futuro. As cotações ocorrem porque alguns acionistas colocaram estes ativos financeiros à venda e outros as compraram por estes preços, em quantidades que podem ser até pequenas. Já houve períodos passados que a Apple enfrentou problemas e suas ações estavam cotadas por preços bem mais baixos.

Isto não ocorre somente com as ações de uma empresa, como todos os valores que são cotados em diversas bolsas mundo afora. São certamente indicações, mas virtuais, o que não deve ser confundido com os valores que podem ser atribuídos para uma empresa ou algo parecido. A disseminação das operações pelo uso da internet tende a provocar uma exacerbação destas cotações.

Lamentavelmente, existem instituições interessadas nestas cotações, como as corretoras que obtêm lucros expressivos com estas operações de compra e venda, que podem ser até a termo, ou seja, uma promessa para efetivação futura. Os corretores costumam obter seus resultados tanto na ascensão como nas quedas, obtendo ganhos pelas operações que podem até chegar a muitas, quase instantaneamente. Estas operações são para profissionais e não simples poupadores que possam ficar vislumbrados pelo que acontece nas bolsas.

Ainda que o mundo estivesse indicando que as atividades econômicas estivessem em ascensão, os problemas políticos que estão se multiplicando indicam que os riscos estão se elevando. Portanto, o que pode ser recomendado é que todos os investidores nas bolsas se cerquem dos conselhos de profissionais de confiança que já tenham longas tradições da prestação de bons serviços, para não serem apanhados por desagradáveis surpresas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: