Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Uma Notícia Inusitada no site de O Globo

19 de dezembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Uma notícia séria e interessante, mas inusitada, foi enviada por Fernando Moreira e publicada no blog chamado Page not found do site de O Globo. Refere-se ao vaso sanitário do futuro que foi desenvolvida por três estudantes da Universidade de Artes de Londres, Sam Sheard, Pierre Papet e Victor Johansen. Depois de estudarem a fundo o assunto, os estudantes apresentaram o protótipo do vaso sanitário que se revela o mais fisiológico e acabou sendo premiado pelo seu design adequado. Muitos orientais que usaram por milênios vasos que exigiam posições semelhantes passaram recentemente a utilizar os semelhantes aos adotados no Ocidente, com aperfeiçoamentos como os japoneses que permitem a preservação das melhores condições sanitárias, evitando potenciais contaminações, além de todas as medidas de higiene que forem imaginadas, sem o uso do bidê ou sistemas de água assemelhados.

A engenhoca proposta pelos estudantes no Reino Unido, além do conforto ergonômico, vem recheada com recursos tecnológicos que permitem sistemas avançados para analisar a urina e fezes a fim de descobrir se os usuários têm alguns problemas de saúde, inclusive efetuar teste de gravidez, como está informado no site do Smitsonian.com.

clip_image001clip_image001[4]

Estas necessidades fisiológicas são consideradas naturais no Oriente, e os chineses não tinham nenhum constrangimento para tanto, com os banheiros não dispondo nem de portas. No Japão, o usual era o vaso no chão, com as pessoas ficando agachadas para fazerem suas necessidades.

Mas, com a invasão dos costumes ocidentais, passou-se a preocupar com os problemas das possibilidades de transmissões de contaminações, principalmente quando eram utilizados por muitas pessoas, como os restaurantes e outros lugares públicos.

Acabou sendo desenvolvidas formas que permitiam cobrir os assentos com plásticos com a simples passagem das mãos afastadas de focos eletrônicos. Os mais avançados permitiam os procedimentos de higiene com águas, inclusive quentes, cujos jatos podem ser controlados, com secagens com ares aquecidos, havendo também assentos que são aquecidos no inverno rigoroso.

Lamentavelmente, parte da cultura ocidental considera estes temas meio tabu, como se as necessidades fisiológicas não fossem coisas naturais que todos precisam atender normalmente de forma cotidiana, com as melhores técnicas disponíveis. Hoje, avançam as combinações destes procedimentos com outras medidas ligadas à saúde, como estão sendo apontados por estes estudantes criativos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: