Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pontos Comuns deste Site Com o Washington Post Atual

3 de maio de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 5 Comentários »

clip_image001Depois de mais de quase cinco anos de funcionamento contínuo deste modesto site, com mais de 3.600 artigos postados, temos a satisfação de verificar que temos algumas posições comuns com o Washington Post que muito nos orgulham.

Marty Baron, editor executivo do Washington Post

O tradicional Washington Post, contando com um novo proprietário vindo do setor da internet, está provocando uma substancial alteração na sua orientação, tirando partido também do sistema digital como muitos outros jornais, mantendo a publicação de artigos de maior profundidade. O editor executivo do jornal informa sobre esta posição numa entrevista concedida à Raul Juste Lores, correspondente da Folha de S.Paulo em Washington, publicado na edição de hoje.

Toda a imprensa mundial está procurando se ajustar à nova realidade, onde o sistema digital conta com maior número de usuários que aumentam também as tiragens dos jornais impressos, que estão em queda assustadora em muitos veículos, com mecanismos que tendem a contar com informações rápidas, mas superficiais. O novo proprietário do Washington Post, que vem injetando muitos recursos neste jornal, e toda a sua nova equipe, contando com mais 100 repórteres chegando a um total de 680 jornalistas e 40 novos engenheiros, esperam postar também artigos mais longos de profundidade, ainda que ainda isto interesse somente a 1 a 2% dos usuários. Não estão colhendo ainda resultados econômicos, que esperam obter depois de alguns anos.

No caso do nosso modesto site, além de não contar com um jornal impresso como retaguarda, se mantém com um mínimo de colaboradores voluntários, sem ter uma finalidade empresarial. Objetiva somente entender com um pouco mais de profundidade assuntos relacionados à Ásia e à América Latina, pois ambas as regiões contam com conhecimentos recíprocos limitados, quando existem elevadas potencialidades para o intercâmbio entre as duas regiões de importância mundial.

Ainda que numa escala modestíssima, utilizando informações divulgadas pela imprensa mundial e tirando partido dos conhecimentos pessoais e locais, este site procura colocar em discussão alguns temas para reflexões mais profundas, instigando a procura de fontes que proporcionam análises mais cuidadosas. É evidente que, por mais que se procurem isenções, todos nós estamos impregnados pelas nossas preferências, inclusive ideológicas. Mas, com a colocação de pontos de vista até contraditórios, esperamos que os leitores, que nos honram com suas preferências, formem suas próprias opiniões.

Algumas ideias expressas na entrevista são verdadeiras joias. “Há um enorme mercado para assuntos sérios. Mas contar uma história séria de forma envolvente é um desafio. Essas são as mais lidas”. “Gosto do jornalismo que explica o mundo, explica assuntos com nuances. Tudo que fugir de comentaristas com frases feitas”. Certamente, neste mundo bastante superficial, estas contribuições que também começam a ocorrer em muitos jornais, com os desafios da atual crise, podem abrir novos horizontes promissores.


5 Comentários para “Pontos Comuns deste Site Com o Washington Post Atual”

  1. Frank Honjo
    1  escreveu às 08:19 em 4 de maio de 2015:

    Paulo

    Todos os dias tenho uma rotina de leitura de informações de mercado e seu blog é delas.

    Tenho apreendido muito com seu blog.

    Abs
    Frank Honjo

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 11:42 em 4 de maio de 2015:

    Caro Frank Honjo,

    Muito obrigado pelo seu comentário. Ele me honra muito.

    Paulo Yokota

  3. Mauricio Santos
    3  escreveu às 02:32 em 5 de maio de 2015:

    Parabéns a toda equipe do site vocês fazem uma grande trabalho

  4. Edison Yamazaki
    4  escreveu às 00:06 em 7 de maio de 2015:

    Yotoka,
    Parabéns pelo blog e pela perseverança.
    Nada é fácil, e suas observações e comentários são muito úteis.

  5. Paulo Yokota
    5  escreveu às 17:25 em 8 de maio de 2015:

    Caro Edison Yamazaki,

    Muito obrigado pelas suas observações.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: