Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Hábitos Japoneses Relacionados Com a Escola

11 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado por Ewerthon Tobace no site da BBC Brasil informa sobre os hábitos dos alunos, mesmo nos cursos fundamentais, de cuidarem da limpeza da escola, o que difere muito do que acontece no nosso país, onde professores chegam a ser agredidos pelos alunos.

Alunos fazendo a limpeza nas escolas, na ilustração do artigo publicado no BBC Brasil.

Muitos estrangeiros, inclusive brasileiros que residem no Japão, chegam a estranhar o treinamento dos alunos para cuidar diariamente da limpeza de suas escolas, mas estes hábitos são saudáveis e ajudam as crianças a compreender que também têm responsabilidades o local onde estudam.

Este envolvimento também ocorre com os familiares, havendo brasileiros que não chegam a entender a colaboração em algumas atividades. As ruas percorridas pelos alunos de suas residências até a escola contam com pais sinalizando com bandeiras quando podem cruzar as ruas sem nenhum risco.

clip_image004

Os alunos cuidam da limpeza inclusive das toaletes

As áreas de recreação e esportes são cuidados pelos pais durante os fins de semana, aparando os gramados, podando as plantas e arrancando as ervas daninhas. A escola é considerada da comunidade e ela precisa participar da sua manutenção.

A escola não é somente o local para a educação dos alunos, mas também das suas famílias para desenvolvimento do espírito comunitários. Mas, lamentavelmente, também se observam algumas deteriorações em algumas escolas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: