Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Não Se Pode Subestimar a Coreia do Norte

4 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Os antigos chineses já ensinavam que não se deve subestimar os adversários, notadamente em confrontos com quem não possuem muitas alternativas. A Coreia do Norte, apesar dos seus recursos naturais mais privilegiados em relação ao vizinho do Sul, que recebeu suporte substancial dos países como os Estados Unidos, não conta com muitas alternativas, tendo que se apegar quase desesperadamente ao desenvolvimento de armas, como de hidrogênio e os foguetes para o seu transporte.

clip_image002

Foto procurando mostrar que a Coreia do Norte estaria em condições de dominar artefatos de hidrogênio para serem transportados por seus foguetes

Mesmo os representantes dos países que constituem o Conselho de Segurança das Nações Unidas admitem a possibilidade de que a Coreia do Norte, ao efetuar testes com bombas de hidrogênio, apresente riscos considerados desestabilizadores para o mundo. Mesmo as armas nucleares seriam difíceis de ser controladas pelos seus efeitos sobre países vizinhos, como a Coreia do Sul, o Japão e até a China, que se mostram incapazes de controlar diplomaticamente este país vizinho. Todos admitem as dramáticas dificuldades para uma solução razoável para esta questão crucial, com elevados riscos de um grande desastre.

A Coreia do Norte insiste no prosseguimento destes testes mesmo com todas as pressões comerciais e boicotes provocados por outros países. Parece não dispor de alternativas razoáveis e força a situação, possivelmente para conseguir algum tipo de acordo vantajoso, sem o qual acaba ficando somente com uma alternativa desesperada.

Os chineses, com suas compras dos poucos produtos exportáveis da Coreia do Norte, têm alertado os Estados Unidos e o Japão para não forçarem a situação para um impasse, mas mesmo sua pressão não parece estar conduzindo a situação para algo aceitável. Aparenta ser uma conjuntura deveras complicada, não se visualizando até o momento a possibilidade de uma solução menos traumática. Os discursos exagerados de Donald Trump não parecem provocar qualquer avanço positivo.

Todos esperam que as partes sejam razoáveis, mas até o momento não existem indícios que se caminhe para tanto. Não se deve supor que os norte-coreanos sejam dominantemente malucos, pois existem muitos que optam por suas posições que não enfatizam somente o desenvolvimento econômico com a ampliação das diferenças de distribuição de renda. É o caso de uma japonesa raptada para ensino de seu idioma aos norte-coreanos que, apesar dos apelos de muitos, continua preferindo viver na Coreia do Norte. Também existem casos daqueles que foram para o Sul, mas preferiram voltar, frustrados com a exagerada concentração no desenvolvimento material, ainda que se possa discordar de muitas destas preferências.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: