Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Ipê de Variadas Cores

16 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

imageNeste imenso Brasil, a árvore nacional é o pau-brasil, mas o ipê é considerado a flor nacional, apresentando variadas cores, e neste ano o destaque é o branco, mais raro. Na maioria dos países, estes símbolos são bastante prestigiados, como o sakura do Japão, que também conta com muitas variedades. A madeira do ipê é dura e considerada nobre.

O ipê amarelo é o mais popular no Brasil

O ipê amarelo é o mais difundido no Brasil, contando com as flores de diversos tons de ouro dourado, sendo o que se destaca principalmente na Mata Atlântica. Existem algumas variedades, alguns com cachos e outros separados. Mesmo nas metrópoles como São Paulo existem muitas até nas ruas, sendo as que apresentam suas florações no começo desta estação, já em torno de agosto.

imageMas também existem os que preferem o ipê roxo, que costuma prosseguir na floração ao amarelo, tendo o seu pico em setembro, que também está difundido inclusive nas cidades, com tons que vão dos mais suaves até os mais acentuados. Houve um período que se acreditava que a casca desta árvore tinha propriedades médicas, o que não se comprovou cientificamente.

O ipê chamado roxo apresenta vários tons, dos mais claros aos mais escuros

Neste ano, principalmente em São Paulo, a florada do ipê branco, mais rara, foi bastante intensa, havendo muitos brasileiros que não a conheciam. Mas mostrou que também conta com a sua beleza, e sua florada é mais tardia, em setembro, e suas flores se dispersam em poucos dias.

image

Muitos brasileiros nem sabiam que existia um ipê branco

O ipê é encontrado em amplas regiões do território brasileiro, desde o Amazonas, passando pelo cerrado e até a Mata Atlântica. Os estrangeiros que visitam o Brasil, que costumam valorizar suas plantas, ficam encantados com a sua beleza, e estranham que os brasileiros não conheçam mais de suas plantas, talvez até pelo seu elevado número e ricas variedades.


2 Comentários para “O Ipê de Variadas Cores”

  1. Natalina
    1  escreveu às 08:46 em 1 de outubro de 2020:

    Bom dia como eu amo a natureza,sou uma admiradora dessas maravilhas árvores ipê, quantas cores fantástica eu gostaria de ter cada uma dessas cores aqui no meu quintal, são muito lindas. Alegra a manhã de qualquer um!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:57 em 11 de outubro de 2020:

    Cara Natalina,

    Tenho a impressão que o ipê, com todas as variedades de suas flores, seria uma das árvores mais interessantes no mundo, mas o Brasil não dá ainda a importância que outros países dão aos seus símbolos nacionais.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: