Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Brasil e os Contemplados Com o Prêmio Nobel de Economia

15 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A imprensa mundial deu o destaque merecido aos novos contemplados com o Prêmio Nobel de Economia de 2019. A preocupação de como superar de forma eficiente a pobreza no mundo é antiga e esta premiação acaba dando maior ênfase ao assunto, com muitos governos concentrando a atenção ao tema, ajudando a minorar estes problemas.

clip_image002

Os contemplados com o Prêmio Nobel de Economia 2019, Esther Duflo, Abhijit Banerjee e Michael Kremer

Quem deu muito destaque ao assunto a muitas décadas passadas foi Karl Marx e outros se seguiram ao longo tempo. Mas também dentro do capitalismo vem se aperfeiçoando no trato do tema. Como medida prática, a chamada Revolução Verde, que ganhou ênfase com Norman Borlaug nas décadas de cinquenta e sessenta do século passado, inclusive na Índia, ele que foi contemplado com o Prêmio Nobel em 1970. No Brasil, após os anos sessenta foram adotadas medidas que procuravam incutir os pequenos e modestos agricultores a adotarem medidas simples para aumentar a sua produtividade, com créditos subsidiados e assistência técnica adequada. Isto ajudou a reduzir a pobreza de muitos que trabalhavam no setor rural, melhorando também a situação dos consumidores com alimentos mais baratos.

Também mais recentemente, ao Bolsa Família era concedida aos que seus filhos estudassem nas escolas públicas, ajudando a melhorar a sua educação e saúde, como de seus familiares. São medidas que se enquadram dentro do que hoje é proposto intensificar pelos novos contemplados com o Prêmio Nobel de Economia.

O problema político que costuma ocorrer no Brasil é a falta de continuidade destas orientações que todos sabem que reduzem a pobreza e contribuem para o desenvolvimento do país, com a eficiência desejada. O atual governo federal, por exemplo, dadas às dificuldades de suas contas fiscais, promove cortes das verbas, que, mesmo depois restabelecidos parcialmente, não permitem que as medidas tenham a continuidade desejada.

Os premiados com o Prêmio Nobel também ajudaram a promover avanços metodológicos e teóricos que permitem avaliar adequadamente os diversos programas que são executados como na Índia, que promoveram milhões de pobres a situações mais razoáveis, com a eficiência desejada. Eles ajudaram a mostrar que estes gastos proporcionam bons resultados, melhores que os aplicados em outras finalidades.

A imprensa mundial, com o destaque que vem dando ao assunto, chama a atenção de todos sobre estas necessidades de combate à pobreza, que proporcionam resultados positivos. Espera-se que as autoridades brasileiras também se convençam que as verbas destinadas para estas finalidades tenham melhores resultados do que aqueles usados para conseguir a adesão de alguns congressistas e políticos para programas de reforma do governo, que, mesmo necessários, não proporcionam retornos tão altos como os desejados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: