Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Corrida Para Veículos Não Poluentes

12 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Ecologia, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Os jornais japoneses, especialmente o Asahi Shimbun, anunciam que no 2019 Tokyo Motor Show, que abre no próximo dia 24 deste mês, a Toyota lançará a segunda geração do seu Mirai imageque, por meio de uma célula, transforma o hidrogênio em eletricidade. Com linhas novas, deverá ser o veículo mais avançado eco-friendly, que deverá estar no mercado japonês, norte-americano e europeu em 2020, inicialmente com 10 mil unidades.

Foto do protótipo do novo Mirai, constante do artigo no site do The Asahi Shimbun, que usará o hidrogênio não poluente

A Toyota explica que o novo modelo do Mirai será cerca de 30% redesenhado quando comparado ao lançado em 2014. Usará o sistema de uma célula que transforma o hidrogênio em eletricidade, apresentando também mais conforto comparado com o modelo anterior. O engenheiro chefe que conduz o projeto espera um modelo que será desenvolvido para dar aos consumidores uma excelente performance e encoraje a adquirir os chamados fuel-cell vehicles.

Este sistema permite que os veículos circulem usando a eletricidade obtida com uma reação química do hidrogênio e o oxigênio do ar, exigindo a ampliação da rede de fornecimento do hidrogênio. Eles esperam vender 10 mil unidades até agosto do próximo ano.

A Toyota anuncia também que o seu luxuoso Lexus contará com uma versão movida a eletricidade no próximo Tokyo Motor Show, que deverá estar aberto até 4 de novembro.

image

                              Foto do Lexus da Toyota movido a eletricidade

O que parece evidente é que as indústrias de automóvel do mundo estão procurando vender mais unidades não poluentes, pois os consumidores estão ficando cada vez mais convencidos que devem contribuir para a redução deste problema, até para atingir os compromissos assumidos no chamado Clube de Paris.

Nos modelos produzidos no Brasil, inclusive pela Toyota, ainda não se cogitam veículos movidos a eletricidade, mostrando a defasagem existente. Na realidade, não se conta com uma rede eficiente de fornecimento da energia elétrica e as baterias atualmente utilizadas ainda não estão avançadas o suficiente para poderem ser carregadas e transferir a energia para o veículo de forma eficiente. Mas há que se preparar para uma evolução inevitável que deverá demorar um pouco mais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: