Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nada Supera a Inteligência

14 de dezembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Tudo indica que o presidente Jair Bolsonaro, com o seu estilo que tenta lembrar Jânio Quadros, mas a quem não consegue nem servir de sombra, tenha chamada a jovem sueca de 16 anos, Greta Thunberg, de “pirralha”, esperando provocar uma polêmica. Ela, com sua inteligência exemplar, simplesmente “absorveu” a expressão que passou a usar na sua rede social, desarmando totalmente o presidente brasileiro, a quem não restou senão ficar calado.

Greta Thunberg, sueca de 16 anos, é uma inteligência privilegiada

Ninguém que seja normal conquista em dois anos apenas a posição de Person of Year 2019 da consagrada revista Time. Ela começou a se manifestar há apenas dois anos, com 14 anos, em frente ao Parlamento sueco com um simples cartaz manuscrito, e hoje é conhecida em todo o mundo. Comparar com Jair Bolsonaro é uma covardia, que não aparenta ter uma inteligência excepcional, para muitos até ao contrário. Ele pensou que estava provocando uma polêmica importante chamando a de “pirralha”, mas ela simplesmente absorveu a expressão que passou a usar na sua rede social, deixando o presidente brasileiro de boca aberta, sem saber como reagir.

Além de inteligente, Greta Thunberg é autêntica, passando semanalmente manifestando-se em frente ao Parlamento sueco, ou viajando de barco para mostrar que é contrária ao consumo de energia poluente, cruzando oceanos usando apenas o vento. Suas falas perante as personalidades mais importantes do mundo são pausadas, dispondo somente de umas poucas notas, mas falando como uma experiente oradora. Atrai a atenção de todos, uma multidão de admiradores que ficam atentas às suas mensagens. Ela se apresenta como representante do futuro em risco, onde políticos e empresários são colocados do outro lado. Ninguém fica indiferente em frente a ela, que não alimenta uma imagem falsa de grande líder. Modesta, apresenta como igual a todos, gerando uma simpatia natural.

Muitos imaginam que ela é assessorada por uma grande equipe de auxiliares, mas a sua simplicidade mostra que ela conta somente com o indispensável, não se comportando com uma personalidade arrogante e famosa, nem na aparência física. Ela, apesar do símbolo que encarna, não cultiva uma imagem de uma pessoa famosa.

Confesso que sou uma pessoa que a admira, racionalmente, só a conhecendo pelas cenas em que ela se apresenta. Mas a admiração é incondicional, sem nenhuma restrição. Só me preocupa a sua segurança pessoal, pois existem hoje muitos loucos mundo afora, além daqueles que desejam que ela simplesmente desapareça por variados interesses não confessáveis.


2 Comentários para “Nada Supera a Inteligência”

  1. Jorge Luiz Gomes
    1  escreveu às 18:49 em 18 de dezembro de 2019:

    Yokota, com certeza, Greta Thunberg pode ser comparada ao ex-presidente Lula. Os dois são gênios e tentam de todos os modos abrir os olhos do mundo contra as injustiças, as mazelas etc., mas acabam sofrendo perseguição política, críticas etc.

    Greta e Lula são exemplos para a raça humana.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:51 em 6 de janeiro de 2020:

    Caro Jorge Luiz Gomes,

    Obrigado pelo seu comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: