Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novas Tendências dos Economistas

13 de dezembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

Em economia sempre surgem novas tendências de pesquisas que, passando por medidas gerais de política macroeconômica, estão se concentrando agora em casos concretos que afetam pequenas comunidades. A nova Prêmio Nobel, de apenas 47 anos, pesquisou com as clip_image002melhores técnicas os casos concretos que afetam pequenas comunidades. Como a dos indianos que, com doação de pequenas quantidades de lentilhas, aumentaram as vacinações, proporcionando expressivos resultados na melhoria da saúde, com gastos menores.

Esther Duflo, seu marido Abhijit Banerjee e Michael Kremer receberam o Prêmio Nobel de Economia de 2019

Apesar dos estudos de macroeconomia que predominaram nas últimas décadas, a atual premiação do Nobel em Economia indica que os estudos de casos objetivos em pequenas comunidades como as indianas mereceram maior atenção, pela possibilidade prática de influir na melhoria das distribuições dos benefícios para os mais pobres. Muitos outros estudos estão comprovando que a melhoria, como das condições sanitárias, reduz os gastos futuros com a saúde da população menos privilegiada. Estas pesquisas exigem muito cuidado para que os resultados não estejam distorcidos por outros fatores.

O fato concreto é que, desde o passado mais remoto, o uso de pesquisas estatísticas mostravam os resultados obtidos pelos aperfeiçoamentos tecnológicos, exigindo comparações corretas com uma referência onde estas inovações não estavam presentes. Parece que se volta muito mais para aspectos microeconômicos, tomando-se o cuidado para que resultados falsos sejam evitados.

No Brasil, a concessão de Bolsas Famílias para os que tinham filhos que frequentavam as escolas mostravam os benefícios obtidos com pequenos gastos, devendo-se evitar a ocorrência de corrupções, onde os que não mereciam a concessão destes valores acabavam sendo beneficiados, por questões políticas.

Tecnicamente emprega-se o chamado RCTs – teste de controle aleatório para se evitar as críticas de possíveis generalizações de alguns resultados obtidos por pesquisas específicas. Os estudos gerais e macros são mais fáceis de serem efetuados e muitos brasileiros ainda estão ligados com estas tendências, mas as pesquisas de alguns economistas já caminham para casos concretos em pequenas comunidades.

Muitos economistas ainda acreditam que estímulos fiscais e creditícios gerais proporcionam os resultados esperados pelos governos. Mas já começam a surgir evidências que trabalhos mais elaborados, tomando pesquisas efetuadas com pequenas comunidades, podem redundar em resultados mais objetivos, com custos mais modestos.

Sempre houve alguns economistas que pesquisavam cuidadosamente casos mais objetivos e concretos, que implicam em trabalhos cuidadosos, com muitas críticas dos que pensam de forma diversa. Estes levantamentos costumam exigir longos e persistentes trabalhos, sem que elaborações elegantes acabem atraindo muitas atenções. Quando as autoridades procuram fortes repercussões de suas vagas elaborações, sem que estejam baseadas em pesquisas trabalhosas, pode-se ficar somente em discussões polêmicas, onde as colocações ideológicas e até religiosas acabem ganhando muito espaço, dada a velocidade dos meios de comunicação social, mais emocionais do que racionais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: