Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Como o Governo Deseja Funcionar?

14 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002A designação do competente general Walter Souza Braga Netto, até agora Chefe do Estado Maior do Exército, para ocupar a Casa Civil deixa dúvidas de como o governo de Jair Bolsonaro deseja funcionar. Ainda que ele tenha um rico currículo, pode se questionar se seria a pessoa indicada para este cargo, a não ser que se pretenda mudar o funcionamento deste importante organismo.

Ainda que o general Braga Netto tenha um currículo invejável, não seria a pessoa adequada para a Casa Civil atual

Até agora, a Casa Civil tem a função de ser o principal interlocutor do presidente da República, tem um papel importante no relacionamento com o Congresso Nacional e o Judiciário, além de controlar o que vai ser publicado no Diário Oficial, sem o que nada funciona. O competente general Braga Netto é um militar tradicional e, com sua disciplina, tende a obedecer a hierarquia, não contrariando o presidente mesmo quando necessário. Não tem um profundo relacionamento com os políticos e não tem tradição de operar adequadamente o Diário Oficial, onde devem ser publicadas as decisões do governo, além de coordenar o relacionamento com os demais ministros. Se o presidente Jair Bolsonaro pretende modificar estas funções fundamentais, pergunta-se quem cobrirá estas atuais necessidades relevantes da cúpula governamental.

O atual governo vem funcionando de forma precária porque o anterior ocupante da Casa Civil não tinha a competência para cumprir estes encargos tradicionais. Se o governo deseja mudar o seu funcionamento, a questão que necessita ser esclarecida é o que se pretende e quem deve exercer estas importantes tarefas. Pelo que se informou até agora, seria natural questionar-se se não se trataria da pessoa adequada para o cargo errado.

A atual situação brasileira é delicada, com um crescimento econômico abaixo do mínimo desejável, num quadro mundial que tende a se desacelerar com as dificuldades dos problemas chineses. Também o relacionamento com os Estados Unidos e a Europa, que passarão por uma profunda crise, não apresentando um cenário mundial favorável para o Brasil, que enfrenta problemas complexos de economia e política.

Ainda que muitos estejam prevendo a renovação de um novo mandato para o atual presidente, uma piora no funcionamento do governo não favorece este cenário. As dúvidas se acumulam levando muitos analistas experientes a prever aumento das dificuldades brasileiras que já são preocupantes.

Milagre sempre é possível, mas não ocorre com frequência, principalmente com os principais dirigentes brasileiros não ajudando o país. Aumentar as dificuldades eleva o risco de uma indesejável ruptura, que não assegura a ninguém um cenário mais favorável. Fica-se com a terrível impressão que o governo federal não sabe o que quer, encontrando-se perdido na confusão em que se encontra.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: