Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudança Importante na Economia Mundial

5 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O artigo publicado em português no Valor Econômico permite conhecer a importância do que está ocorrendo hoje na economia. Ainda que TESLA tenha produzido menos de 500 mil automóveis em 2019, o seu valor de mercado ultrapassou o da Volkswagen que vende mais de 10 milhões de automóveis por ano. Isto soa estranho até para os economistas especializados, sugerindo que esteja havendo uma especulação nas bolsas. Mas isto também acontece com a Apple, Google e Facebook e outras empresas que atuam com plataformas. Na realidade, um automóvel transformou-se em plataforma para outros serviços que representam as novas tecnologias e os alemães não conseguem se adaptar à nova situação, segundo os autores do artigo. Também os japoneses, entre outros, estão passando por estas mudanças.

clip_image002

Gráfico constante do artigo publicado no Valor Econômico, que vale a pena ser lido na íntegra

É evidente que a mudança que está ocorrendo na economia mundial é de grande importância. A produção e colocação de bens físicos podem continuar relevantes, mas as possibilidades de transmissão de outros serviços, como uma plataforma, mudaram completamente a economia, o que ainda não está sendo percebido por muitos.

Quando se fala, por exemplo, de equipamentos agrícolas, além dos serviços como as de colheitas, eles estão sendo instrumentos para a transmissão de novas tecnologias agropecuárias. Os caminhões, além de transportarem mercadorias, poderão também ajudar a utilizar as informações que colhem nas estradas.

O artigo informa que o chamado “clube mundial dos unicórnios”, da CB Insights, atua na compilação de empresas de capital fechado avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. Apenas 12 das 445 empresas integrantes são alemãs, em comparação com 217 norte-americanas, 106 chinesas e 24 britânicas. Os Estados Unidos ainda estão na frente, mas as chinesas estão avançando. E as brasileiras?

Os alemães estão procurando reagir a estas tendências atuais. Os novos dirigentes da Volkswagen estão percebendo o que está acontecendo, Segundo eles, o automóvel não é mais somente um meio de transporte, deixando para o passado os clássicos fabricantes de veículos.

O Brasil necessita, com urgência, perceber o que está acontecendo para não continuar com um desenvolvimento modesto, quando o mundo passa para novas fases.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: