Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Mobilidade Social

29 de novembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

A sólida formação jornalística de Mario Sergio Conti permitiu captar o essencial da importante mobilidade social que se acelerou com as potencialidades do Novo Mundo desde o final do século XIX, usando os exemplos de sua família. A Europa, como muitas partes do hemisfério norte, sempre sofreu com acidentes geográficos naturais como os terremotos, induzindo muitas famílias a migrarem para as Américas, onde conseguiram invejáveis posições sociais. Mas a crise de 1929 provocou a falência de muitos, que os obrigaram às novas tentativas. Algo semelhante ocorreu também com muitas famílias asiáticas e do Oriente Médio, notadamente no Brasil. E isto continuará a se repetindo no futuro com a atual crise provocada pela pandemia Covid-19, mantendo ativa e saudável a mobilidade social no mundo.

clip_image001

Residências de luxo na Avenida Paulista para a elite brasileira, antes da crise de 1928

Esta mobilidade social continuará se repetindo no Brasil, com mudanças no seu conteúdo ao longo do tempo. Muitas famílias de empresários mais ativos continuarão se destacando, inclusive muitos com origem no Oriente Médio, que são mais numerosos que os italianos e os asiáticos neste país, espalhando-se por todas as regiões, desde o Rio Grande do Sul à Amazônia. Sua presença na atividade política é intensa, mas também em outros setores e mesmo no atual quadro difícil em todo o mundo.

Como eles já enfrentaram situações adversas para sobreviver, não se impressionam com os novos obstáculos que precisam superar e que estão em suas frentes. Executam tarefas simples, quando já haviam passado por funções mais elevadas do ponto de vista social em seus países de origem.

Eles fazem o que é necessário para dar aos seus familiares condições mais condignas, aceitando sacrifícios pessoais. Devem ser admirados e imitados, não se acomodando às dificuldades que encontram, procurando padrões de vida mais elevadas. Com isto, ajudam os países que os acolheram, servindo de exemplos para os demais membros da comunidade em que passaram a viver.


2 Comentários para “A Mobilidade Social”

  1. Renato Ishikawa
    1  escreveu às 07:19 em 30 de novembro de 2020:

    Parabens Paulo Yokota otimos artigos sempre,
    sou leitor frequente. Aprendo muito.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 03:40 em 1 de dezembro de 2020:

    Caro Renato Ishikawa,

    Muito obrigado pela gentileza. Acredito que a liberdade da migração ajuda o mundo.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: