Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Retorno de Talentos Chineses que Estudaram no Exterior

12 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

Um artigo de Cheng Yu, publicado no China Daily, informa sobre o caso concreto de Daniel clip_image002, que estudou inteligência artificial numa universidade norte-americana, país onde viveu por cerca de 20 anos, e que agora retorna para a China. Outros casos semelhantes tentam atender a uma demanda de 200 mil talentos chineses para o próximo ano.

Visão de Xangai, em foto constante no artigo do China Daily

Todos os chineses que voltam do exterior ficam em quarentena e Daniel Zhao, depois de atender à exigência, se prepara para a entrevista para o emprego numa empresa de tecnologia local. Ele morou por 20 anos nos Estados Unidos, onde pretendia fazer carreira, mas preferiu retornar à China. Ele alega que o governo chinês dá prioridade ao sustento de pessoas como ele, além de tomar medidas para salvaguardar da pandemia Covid-19.

Sua impressão é que o problema da Covid-19 terminará em meses, mas a China está com avanços nas inovações tecnológicas, políticas com preferência para talentos, salários competitivos para profissionais de ponta, um enorme mercado, o que o leva a perguntar: “por que não voltar” para a China? Muitos dos seus colegas estão fazendo o mesmo.

Para a China fazer descobertas, precisa de talentos, cuja demanda está estimada em 250 mil até 2022. Segundo o professor Wang Zhihua, do Instituto de Microeletrônica da Universidade de Tsinghua, “o treinamento de talentos de alto nível é a chave para essa inovação”.

Além da inovação, ela precisa providenciar a aplicação e a comercialização, formando parcerias com empresas. Um estudante de doutorado, Zhang Ji, do Laboratório Nacional de Optoeletrônica, de Wuhan, na Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, foi recrutado pela Huawei, com salário anual de mais de US$ 300 mil no ano passado. Ela está contratando de 20 a 30 jovens graduados de todo o mundo, para aprimorar as habilidades da equipe.

Os chineses afirmam que aprenderam nos Estados Unidos que o importante é atrair talentos. Parece que o Brasil também necessita aprender algo semelhante, para continuar competitivo no mundo.


2 Comentários para “Retorno de Talentos Chineses que Estudaram no Exterior”

  1. Renato Ishikawa
    1  escreveu às 09:47 em 13 de janeiro de 2021:

    É isto que o Brasil também fazer dar incentivos para criar inteligência mas com o
    retorno garantido oferecendo como diz na reportagem, remuneração compatível ao mercado internacional e garantias.
    Precisa começar a pensar no futuro. Em todas as áreas da economia.
    Muito obrigado Paulo pela atualização.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 14:09 em 13 de janeiro de 2021:

    Caro Renato Ishikawa,

    Obrigado pelo comentário.

    Tenho a impressão que muitos talentos brasileiros que foram para o exterior estudar, precisam também de conhecimentos locais do Brasil. Assim, naturalmente eles recebem boas ofertas de remuneração, como existem em alguns setores, como as estatais.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: