Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Clima Irregular no Mundo

24 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo da agência noticiosa AP, publicado no jornal japonês Japan Today, mostra que as cerejeiras já abriram suas flores em Tóquio. A florada costuma ocorrer em março/abril, mas está se antecipando neste ano.

Uma mulher aprecia a florada das cerejeiras em Tóquio. Foto da agência noticiosa AP, publicada no Japan Today

Todos sabem que as floradas das cerejeiras são importantes para os japoneses e, começando no sul do Japão, costumam ser acompanhadas na sua evolução para as regiões mais ao norte. No entanto, neste ano, há uma antecipação acentuada, já tendo florido em Tóquio sem que sua caminhada do sul tenha sido acompanhada.

É uma forte indicação que o clima naquela região do mundo está se antecipando neste ano, segundo a Agência Meteorológica japonesa, sem que a imprensa acompanhe sua evolução ao longo do Japão, começando do sul e caminhando para o norte.

Os japoneses dão uma grande importância para estes acontecimentos, pois, depois de um inverno rigoroso, a primavera traz suas alegrias. Grupos de japoneses promovem o chamado “hana mi” (ver as flores), uma verdadeira festa onde grupos de pessoas reservam espaços para, ao mesmo tempo em que apreciam as flores, festejar o acontecimento bebendo e saboreando algumas iguarias, expressando toda a sua alegria.

Os mais jovens de uma empresa vão para os jardins mais cedo e deixam reservando os espaços para os mais veteranos e graduados, que costumam chegar depois de encerrado o expediente diário. Tudo está mudando neste ano, pois a pandemia da Covid-19 está recomendando que não haja grandes aglomerações das pessoas e muitos usarão máscaras para se proteger dos contágios.

No Brasil, como as estações do ano são o inverso do hemisfério norte, os períodos destes acontecimentos são completamente diferentes e as cerejeiras estão concentradas no Parque do Carmo, em São Paulo. As floradas são em torno de setembro/outubro. Espera-se que até lá a atual terrível pandemia tenha passado o seu período mais crítico, para felicidade dos brasileiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: