Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Vacinação no Japão Para Covid-19

20 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Para quem conhece o Japão somente a distância, chega a ser surpreendente que só agora a vacinação da população contra a Covid-19 tenha se iniciado de forma massiva, num país onde imageos idosos são em grande número e a população toma todos os cuidados necessários como o uso de máscaras, lavagem das mãos e máximo de isolamento.

Idosos no Japão são muitos relativamente e a população usa máscaras e todos os cuidados são tomados para evitar a propagação da Covid-19

Noticia-se que a aplicação das vacinas para evitar a propagação da Covid-19 começou só agora no Japão. É algo surpreendente, pois naquele país, que ocupa um arquipélago, o número de idosos mais possíveis de serem contagiados é elevado e a população toma todos os cuidados necessários com o uso de máscaras, lavagem das mãos e isolamento possível. O sistema hospitalar no Japão é bastante eficiente para as diversas moléstias, mas a Covid-19 exige o atendimento de muitos afetados simultaneamente, que nenhum país conta com instalações necessárias para tanto.

O Japão também não conta com a produção própria de vacinas, dependendo de fornecimentos estrangeiros, notadamente da China e da Índia, mesmo parcialmente com tecnologias europeias. Todos sabem que os medicamentos considerados genéricos são em grande parte fornecidos pela Índia, que não paga direitos pelas suas produções e fornecimentos.

Para os problemas que exigem instalações hospitalares, os japoneses são eficientes. Basta telefonar para um hospital e imediatamente uma ambulância com uma equipe de emergência procura atender os pacientes, internando nos hospitais os casos mais graves, quando necessário.

As medidas preventivas dos japoneses são intensas e muitos fazem exercícios físicos. Mas sempre restam os idosos que não contam com pessoas que possam cuidar deles, mas existem muitos estabelecimentos voltados para grupos de idosos. Todos sabem que a média das alimentações japonesas também é saudável, com poucos abusando do uso de sal, açúcar e mesmo gorduras.

A idade média dos japoneses está entre as mais elevadas no mundo. O natural era que as vacinações tivessem sido antecipadas, mas de forma estranha houve um atraso, que agora esperam superar. Mas deve-se reconhecer que não existem leitos hospitalares para atender simultaneamente muitos infectados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: