Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Três Suplementos Especiais do Valor Econômico

20 de dezembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

O jornal Valor Econômico publica com regularidade suplementos sempre úteis, pois permitem fazer um balanço do que acontece no segmento abordado. Hoje, antes que todos entrem no clima natalino e de final de ano, foram publicados os suplementos especiais sobre a infraestrutura, o Nordeste brasileiro e os negócios sustentáveis que merecem uma consulta mais demorada dos leitores. O relacionado com a infraestrutura faz um balanço dos investimentos que foram programados para o quatriênio 2006 a 2009 (R$ 247 bilhões) no Brasil e o que está previsto para o atual de 2011 a 2014 (R$ 380 bilhões). Compara a formação bruta de capital com relação ao PIB de algumas economias emergentes como a China (45,6%), Vietnã (34,5%), Indonésia (30,8%), Índia (29,3%), Coreia do Sul (28,7%) e o Brasil (19,5%) com dados do Banco Mundial e do IBGE. Procura mostrar que o Brasil está em marcha engrenada.

Nos outros dois suplementos, igualmente importantes, o primeiro sobre o Nordeste, mostra que desde 2003 o seu crescimento médio é de 7% ao ano, acima da média brasileira, mas ainda necessita de maiores investimentos em infraestrutura e educação. No segundo, sobre os negócios sustentáveis, destacam-se alguns esforços que estão sendo efetuados no Brasil mostrando que existem ainda outras oportunidades, como a produção dos pescados em cativeiros.

untitled

No suplemento sobre a infraestrutura, procura-se mostrar que estes investimentos podem reduzir os efeitos da crise mundial, pois o governo persegue um crescimento de 5% com os projetos do PAC. Muitos investimentos devem ser feitos pelos estrangeiros que estão sendo atraídos pelas oportunidades existentes, com rentabilidade compensadora. As agências governamentais como o BNDES e a Petrobras procuram auxiliar no processo, efetuando suas aplicações.

Informa-se que existem muitas oportunidades, havendo um estudo que mapeia 12.265 projetos e que a demanda de máquinas se encontra elevada. Informam-se sobre os problemas enfrentados com a infraestrutura deficiente, tanto na geração de energia, transportes de todos os tipos, bem como os problemas existentes nos grandes centros urbanos. Identificam-se alguns gargalos como os da capacidade operacional.

No suplemento que se refere ao Nordeste brasileiro, além de mencionar o crescimento elevado, informa-se sobre os investimentos que estão programados como os da Petrobras e da melhoria da infraestrutura ferroviária. Diversos estados nordestinos são mencionados como os programas que desejam implementar nos próximos anos. Informa-se que a tecnologia regional está melhorando, havendo oportunidades no turismo. O varejo da região vem crescendo acima da média brasileira.

No suplemento relacionado com os negócios sustentáveis, informa-se sobre os esforços que estão sendo efetuados na Amazônia, nas embalagens que reduzem os custos, projetos que evitam a poluição, bem como empreendimentos que preservam o meio ambiente. Informa-se sobre os projetos pioneiros no aproveitamento da energia eólica e solar, bem como os esforços locais para a captação de recursos voltados para tais projetos. Informa-se, também, sobre os esforços que estão sendo desenvolvidos pelas autoridades.

Estes suplementos acabam sendo utilizados para consultas que vão além das informações cotidianas, permitindo uma visão abrangente dos setores abordados, sendo úteis para a identificação de algumas oportunidades de investimentos, tanto de grupos nacionais como estrangeiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: