Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

The Economist Publica Artigo Sobre Corrupção no Brasil

19 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , , , | 2 Comentários »

Com bastante destaque, a prestigiada revista The Economist publica na sua edição da próxima semana uma esclarecedora matéria sobre a corrupção no Brasil. Afirma que raramente a corrupção política levou a tantas condenações de figuras de destaque como o chamado Mensalão. No longo julgamento no Supremo Tribunal Federal dos 38 acusados, 26 foram condenados a penas pesadas, com destaque para figuras de proa como José Dirceu, que foi o Chefe da Casa Civil do presidente Lula da Silva. O artigo relata os aspectos importantes deste processo, informando que ainda será necessária a publicação da decisão, que permite alguns recursos que não acreditam que terão efeitos, para se chegar ao acórdão final em meados do próximo ano.

A revista informa que Lula da Silva não foi acusado e as alegações de Marcos Valério são tidas como do maior condenado, podendo haver um processo adicional dependendo da promotoria. A revista destaca a capacidade dos policiais e dos promotores, informando que o caso representa uma marca importante da Justiça, pois muitos acreditavam que tudo terminaria em pizza, expressão que é explicada pelo artigo.

Salad Bar

A revista menciona a opinião do cientista político Carlos Melo, do Insper, uma escola de negócios de São Paulo, que o processo começou em 2005, e que ele faz parte do esforço que vem sendo desenvolvido pela Transparência Internacional, que tem sede na Alemanha. O Brasil já utiliza uma legislação chamada Ficha Limpa, que na última eleição impediu muitos fossem barrados de participar da campanha eleitoral, pelas condenações em processos anteriores.

Destaca que a presidente Dilma Rousseff vem afirmando sua determinação em combater a corrupção, mesmo que cometidas pelos seus colegionários. A revista informa que está havendo novas investigações sobre 24 pessoas, incluindo Rosemary de Noronha que era próxima a Lula da Silva.

Registra também que, em 1992, o Congresso Brasileiro promoveu o impeachment do presidente Collor de Mello. Mas que, recentemente, um inquérito parlamentar envolvendo Carlinhos Cachoeira e outras importantes figuras políticas acabou sem indiciar culpados. Não informam que o processo continua no Judiciário, que depois de uma longa tramitação pode resultar em condenações semelhantes ao do Mensalão. Há comentários de políticos informando que a pizza, no caso, acabou sendo maior que o forno.

Lamentavelmente, o artigo não se recorda de outros processos que podem condenar principalmente oposicionistas ao atual governo, como no caso de Minas Gerais e do processo de mudança constitucional que acabou permitindo um segundo mandato ao presidente Fernando Henrique Cardoso.


2 Comentários para “The Economist Publica Artigo Sobre Corrupção no Brasil”

  1. The Economist Publica Artigo Sobre Corrupção no Brasil » Asia … | Info Brasil
    1  escreveu às 04:22 em 20 de dezembro de 2012:

    […] See the article here: The Economist Publica Artigo Sobre Corrupção no Brasil » Asia … […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 11:54 em 20 de dezembro de 2012:

    Obrigado pela menção.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: