Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades dos Estados Unidos que Afetam o Mundo

27 de junho de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

Os que estão conscientes sobre as dificuldades brasileiras devem ter em conta os mais graves que também afetam o país que continua sendo o líder mundial atualmente. Nos Estados Unidos, parece também que há uma carência de consenso, mesmo que sua economia comece a dar sinais de uma lenta recuperação, com dificuldades políticas do desgaste do governo Barack Obama, que não beneficiam a ninguém, principalmente quando se trata de assuntos que afetam a humanidade no prazo mais longo. O seu governo anuncia um novo plano par reduzir os danos ecológicos que são gigantescos, contribuindo para o aquecimento global que dá também sinais de climas mais instáveis em todo o mundo, mesmo que não exista também uma aglutinação de todos os segmentos do povo norte americano.

Como perseguem simultaneamente diversos objetivos importantes, desejando consolidar a sua independência energética, seus danos ambientais se aprofundam com a exploração do gás e do óleo de xisto, ao mesmo tempo em que suas empresas evitam os cuidados ambientais alegando que prejudicam seus empregos e a incipiente recuperação de sua economia, como está em diversos jornais, inclusive no Valor Econômico. Ao mesmo tempo, o suplemento do The New York Times publicado em português na Folha de S.Paulo anuncia as dificuldades do pacto dos Estados Unidos com a Europa visando facilitar os seus comércios com a TTIP – Parceria Transatlântica de Comércio e Investimentos.

obama

Presidente Barack Obama anuncia novo plano na Universidade de Georgetown,

mapa-eua

Sempre houve uma dificuldade na política norte-americana que os democratas e republicanos se entendessem mesmo sobre os grandes problemas do país. Quando Barack Obama está desgastado com os problemas como das escutas que considera importante para a segurança norte-americana, inclusive de estrangeiros, utiliza os meios da sua receita federal para acompanhar os adversários políticos, e os jornais acabam sendo acompanhados para evitar vazamentos de informações estratégicas, está se mexendo nos fundamentos democráticos daquele país, como de todo o mundo.

Parte da recuperação da economia prejudica aliados como os europeus e outros do mundo emergente, o que acaba criando um clima difícil de confiança interno e externo. Há acusações que a recente política econômica dos norte-americanos continua beneficiando principalmente os bancos, que foram responsáveis pelas recentes crises econômicas que se estenderam pelo mundo.

Os Estados Unidos não conseguem um consenso sobre as medidas de preservação do meio ambiente, que vêm afetando o aquecimento global, gerando irregularidades climáticas que tendem a agravar-se, segundo os ambientalistas. Isto prejudica o avanço dos entendimentos internacionais, pois eles também não desejam assumir metas claras para os próximos anos, do que também o atual governo está sendo acusado no plano interno.

Existem obstáculos em todos os países, como existem também no Brasil. Parece sempre útil acompanhar a evolução destes problemas em todo o mundo, pois na atual globalização os efeitos acabam sendo até instantâneos em diversos lugares e países.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: