Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Consumo Semanal de Peixes Pelas Crianças

24 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Como um artigo publicado no site da UOL fazia menção a um trabalho científico elaborado por uma equipe da Universidade da Pensilvânia, publicada na revista científica Scientific Reports, fui procurar mais detalhes desta pesquisa.

A equipe é constituída por Jianghong Liu, Adrian Raine e Jennifer Pinto-Martin, da Universidade de Pensilvânia. Foto publicada na Scientific Reports

Está bastante difundida a ideia de que o consumo de peixes contendo Omega 3 faz bem para a saúde dos seres humanos, mas não se sabia que havia benefícios para a melhoria do QI – Quociente de Inteligência das crianças, bem como o sono das mesmas. A pesquisa indicou que o consumo semanal de peixe contribui para a melhoria do sono das crianças e uma diferença na sua inteligência.

Foram pesquisadas 541 crianças de nove a 11 anos, sendo 54% meninos e 46% meninas, que responderam a um questionário sobre a frequência com que consumiam peixe no mês anterior, com opções que iam do nunca para uma vez por semana. Também foram submetidas ao teste de QI chamado Wechster Inteligence Scale for Children-Revised que examina as habilidades verbais e não verbais, como vocabulário e codificação. Os seus pais foram questionados sobre a qualidade de sono, especificamente sobre a duração e frequência do sono noturno, bem como sobre a sonolência diurna, segundo o artigo.

A pesquisa identificou que as crianças que relataram comer peixe semanalmente obtiveram em média 4,8 pontos a mais nos exames de QI do que as que disseram que raramente ou nunca consomem peixes. Aquelas cujas refeições às vezes incluíam peixe marcaram 3,3 pontos a mais do que a base da comparação. Também o consumo de peixe foi relacionado com menos distúrbios no sono.

Um dos pesquisadores indica que a falta de sono está associada a um comportamento antissocial. O Omega 3 contribui para a redução deste comportamento. Os resultados das pesquisas indicam que se sugere o consumo de peixe desde 10 meses de idade, tomando-se o cuidado com os espinhos. Os pesquisadores estão sugerindo o aumento de peixe nas dietas das crianças, o que parece uma medida saudável.

Como o consumo do peixe está aumentando em todo o mundo, há que se tomar medidas para a sua preservação de suas espécies, sendo recomendável as suas criações em fazendas com os devidos cuidados, para que as rações utilizadas evitem componentes químicos.

O Brasil ainda consume relativamente pouco peixe, apesar de sua abundância nos mares e nas vias fluviais. Um aumento de sua produção, de forma adequada, parece viável, pois muitas das rações são produzidas no país, devendo-se evitar os produtos químicos tanto com fertilizantes como defensivos.


2 Comentários para “Consumo Semanal de Peixes Pelas Crianças”

  1. Alyson do Rosário Júnior
    1  escreveu às 09:29 em 24 de dezembro de 2017:

    Com certeza, habituar as crianças ao consumo de peixe e frutos do mar é algo valioso que podemos fazer por elas.

    Eu observo que no restaurante universitário (bandejão) que frequento, os alunos diminuem bastante a frequência, quando o prato do almoço ou jantar é peixe, falta de hábito desde criança certamente . Conheço gente talentosa na pesca esportiva que não come peixe, só a emoção de pesca -lo !

    Há uma teoria que afirma ser o desenvolvimento do lobo pré-frontal do cérebro humano, resultado do consumo de produtos aquáticos por populações ribeirinhas,desde tempos imemoriais. Boas festas para o Sr.,familiares e todos aqui!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:53 em 30 de dezembro de 2017:

    Caro Alyson do Rsário Junior,

    Esperamos que os brasileiros, principalmente as crianças sejam estimuladas ao consumo de peixes e produtos do mar. No caso de meus netos todos apreciam muito estes produtos. Parece que decorre do hábito dos seus pais.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: