Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Relativas Noções Populares da Nacionalidade

14 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A imprensa mundial, notadamente a do Brasil, deu grande destaque ao anúncio formal do Vaticano que Santa Dulce dos Pobres foi declarada oficialmente como uma santidade. Outros que moravam no país e nasceram no exterior já tinham esta qualificação, mas além, dela ter sido a primeira nascida no Brasil, seu trabalho atendendo aos pobres e a simplicidade com clip_image002que ela participava das coisas comuns elevaram o seu prestígio. Uma verdadeira comoção acontece no Brasil com este evento.

O Vaticano confirmou hoje a qualidade de Santa Dulce dos Pobres, reconhecendo sua grandiosa obra, provocando um grande entusiasmo merecido entre os brasileiros

Confirma-se que o Brasil conta antes dela com muitos que foram considerados santos, mas não tinham nascido neste país. Isto é uma demonstração que a população considera a cidadania de forma diferente da formal. Também no Japão existem muitos santos, pois houve uma acirrada perseguição aos cristãos japoneses que tinham se convertido, na era Tokugawa, e muitos foram crucificados, inclusive com cabeça para baixo.

Nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, descendentes de imigrantes japonesas que tinham nascido na quele país e tinham cidadania local foram aprisionados em campos de concentração, quase como estrangeiros perigosos para a segurança nacional.

Portanto, do ponto de vista popular e até em alguns casos legais, o conceito de cidadania acaba sendo ajustado à realidade em que estão colocados. Quando estão dentro de um conceito religioso, muitas decisões são dogmáticas, não se relacionando com o que possa ser considerado legal.

O fato concreto é que, num momento em que muitos brasileiros enfrentam situações adversas, este acontecimento de repercussão popular acaba alimentando novos ânimos, enfatizando que muitos se solidarizam principalmente com os pobres.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: