Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Necessidade de um Sistema Completo

27 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

As dificuldades enfrentadas atualmente pelo Brasil mostram que não absorvemos adequadamente os ensinamentos que vêm do passado. Isto veio parte dos militares, quando eles desenvolveram o sistema que ficou conhecido como do Estado Maior para ter sucesso nas suas atuações bélicas. Resumidamente, havia um chefe que tomava as decisões finais, um vice-comandante que coordenava o trabalho da equipe de comando, um oficial que cuidava das informações disponíveis, tanto sobre os inimigos como pelas próprias forças, um oficial que cuidava da logística, incluindo os equipamentos com os quais se podia contar, e um oficial responsável pelas operações em si. Estes conhecimentos foram bem aproveitados pelos civis quando ocorreu a chamada Revolução Verde, que dava grande importância à clip_image002pesquisa, que precisava ser completada pela assistência técnica chegando até o todo o complexo atual conhecido como agrobusiness. Uma peça isolada não permite chegar aos resultados perseguidos, mesmo que dê a sua contribuição parcial.

A Revolução Verde deveu-se a Norman Borlang, Prêmio Nobel da Paz de 1970

A pesquisa agrícola oferece novas sementes selecionadas que proporcionam melhores produções, usando corretores de solos, fertilizantes, defensivos, que podem ser adquiridos pelos produtores clip_image004utilizando o crédito rural, que estava sob meu comando num período, no caso brasileiro. No Brasil, isto foi executado pela EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, comandada por Eliseu Alves.

Eliseu Alves, ex-presidente da Embrapa

Mas havia necessidade de assistência técnica e a EMBRATER, comandada por Glauco Olinger, para ensinar os agricultores como tirar melhor partido de tudo que estava à sua disposição. Suas produções precisavam chegar ao mercado interno e externo com a maior eficiência possível, usando a logística disponível.

clip_image006Glauco Olinger, ex-presidente da Embrater

No caso brasileiro, uma grande parcela da produção agrícola utilizava sacarias. Com a introdução do novo sistema, a maioria dos cereais passou a ser transportada a granel, tanto nos vagões ferroviários como caminhões, usando-se moegas para colocá-la nos silos e correias transportadoras a levava até os navios para exportação. Estes silos eram operados pela Cibrazem. O programa chamava-se Corredores de Exportação, até chegar ao aumento da produção da soja e outros cereais nos cerrados brasileiros, com a ajuda dos japoneses, que eram grandes importadores.

Hoje, muitas destas instituições estão atendendo aos interesses de parlamentares, por decisão do governo central, sem que se pense na eficiência de todo o sistema. Mesmo atendendo às aspirações políticas, o funcionamento adequado de todo o sistema poderia proporcionar vantagens para todos.

Algo semelhante estaria ocorrendo hoje no Brasil, como no sistema de saúde. Funcionando como um sistema integrado, os resultados poderiam atender melhor aos interesses dos eleitores, mesmo com todas as restrições existentes. Não se pode imaginar que entendimentos mais precários atendam aos interesses eleitorais do governo federal ou locais. Um enfoque sistêmico poderia proporcionar maior eficiência nas tarefas de saúde, sem os desgastes que estão ocorrendo, prejudicando a todos, principalmente a população brasileira.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: