Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Café Paulista de Ginza em Tóquio tem uma História

1 de março de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , ,

Fui muitas vezes a este Café Paulista, que, depois de mais de 100 anos, continua funcionando no famoso bairro de Ginza. Foi fundado pelo conhecido Mizuno Ryo, que teve um papel fundamental na imigração de japoneses ao Brasil. Ele chegou a ter uma rede no Japão, que era frequentado por famosos escritores japoneses como Akutagawa Ryunosuke (1892-1927), Minakami Takitaro (1887-1940) eYoshii Isamu (1886-1960). Informa-se que John Lennon, acompanhado de Yoko Ono, também esteve muitas vezes naquele estabelecimento histórico, clip_image002que ainda funciona hoje, apesar da pandemia que atinge o mundo. Compete com redes internacionais como Starbucks, que possui muitos estabelecimentos no Japão, e outros que se inspiraram no Brasil.

Foto de George Lloyd no artigo publicado no Japan Today, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Como muitos sabem, os imigrantes japoneses ao Brasil, que oficialmente começou em 1908, foram trabalhar nos cafezais paulistas. Mizuno Ryo era um líder e ficou impressionado com o café que começou fornecer para o Japão. Ele chegou a contar com 23 estabelecimentos espalhados por aquele país, sempre usando este nome. Poucos japoneses não conhecem este nome, Café Paulista, que, mesmo modernizado, continua fornecendo o café da forma que os brasileiros consomem.

Mizuno informa que o estabelecimento serviu de modelo para os chamados kissaten que no Japão, além de café, podem se encontrar pessoas folheando jornais e ficando à vontade por um bom tempo, incluindo estudantes. O autor do artigo informa que ele gostava de frequentar o estabelecimento onde se podia também ouvir a bossa nova. Os brasileiros não podem perder a oportunidade de ver algo que faz parte da história do Brasil e do Japão, onde se pode continuar a apreciar o café da forma que agrade a nós, e que se tornou mundial.

O Brasil poderia continuar a fornecer outros produtos para os consumidores japoneses. O açaí é consumido naquele país, mais por atletas. O pão de queijo, assim conhecido no Japão, infelizmente é feito usando-se a mandioca da Tailândia e o queijo da Austrália, e os brasileiros ficaram somente com o nome, não havendo empresários que tirem partido do que já é conhecido no mercado. Muitos outros produtos que utilizam sucos de frutas do Brasil também poderiam ser explorados.

No passado, o café colombiano tinha o suporte do governo daquele país para ser competitivo no Japão. Hoje, produtos originários do Vietnã, inclusive café, estão em alta no consumo dos japoneses, sem que as autoridades brasileiras se preocupem com o assunto.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: