Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Trabalho Hercúleo de Shozo Motoyama

9 de abril de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Livros e Filmes | Tags: , , , ,

Nestes períodos de isolamento, somente entidades especializadas divulgam a morte lamentável de Shozo Motoyama que ocorreu em janeiro último. A Folha de S.Paulo publicou recentemente uma nota sobre o lamentável evento, ressaltando suas dezenas de publicações, sobre as ciências no Brasil, bem como algumas publicações sobre a história da comunidade nikkey neste país. Seu longo trabalho foi produzido basicamente na FAPESP – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo. Também se estendeu sobre sua administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa e Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, o que é somente conhecido pelo público especializado nestes assuntos.

Ele se formou em física na Universidade de São Paulo e foi muito influenciado por Mário Schenberg. Escreveu só e com colaboradores dezenas de publicações, notadamente sobre a história das ciências no Brasil. Mas como dominava também o idioma japonês, devido ao seu clip_image001pai, ele fez cursos pós-graduados nas Universidades de Waseda e de Tokyo, no Japão, dos mais considerados naquele país.

Shozo Motoyama, formado em física na USP, foi professor e trabalhou muito tempo na FAPESP, tendo escrito também sobre a história da imigração japonesa

São raros os que possuem a qualificação de Shozo Motoyama. Além de sua grande disposição para trabalhos cuidadosos, ele era dos poucos que tinham domínio completo do idioma japonês, o que o permitia fazer cursos em consagradas universidades japonesas, com destaques para Waseda e Tokyo.

Além de escrever muitos livros, alguns junto com seus auxiliares, dispunha-se a administrar instituições como o Museu da Imigração Japonesa no Brasil e o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, que contam com acervos importantes. Mas os seus trabalhos mais intensos na elaboração dos livros ocorreram na sua longa contribuição para a FAPESP – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo, que lhe proporcionava o indispensável para seus trabalhos profissionais. Apesar do seu monumental trabalho, ele era discreto e muitos não sabiam de sua importância.

Entre seus muitos trabalhos relacionados com a história da imigração japonesa no Brasil destacam-se “Sob o signo do sol levante”, de 2011, que trata do período de 1908 a 1941, quando começou a Segunda Guerra Mundial; outro seria “Formação e transformação do bairro oriental”, de 2001, que trata do período de 1915 a 2000. Valem a pena serem lidos pelos que se interessam pelo assunto.

Normalmente, os livros publicados são avaliados pelas citações que receberam de outros autores, que podem ser de assuntos correlatos. Poucos acadêmicos brasileiros contam com estas citações, mais elevadas nos trabalhos que descrevem o que aconteceu na história das ciências no Brasil.

Sua morte é uma perda irreparável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: