Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Cafeína Desperta Desejo de Consumo de Açúcar

5 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado por Maura Judkis no The Washington Post mostra que pesquisas efetuadas nos Estados Unidos revelam que o consumo de cafeína estimula o desejo de consumo por açúcar, entre outros efeitos estimulantes.

Experiências científicas explicam que o consumo de cafeína estimula o desejo de consumo de açúcar

Uma explicação científica foi publicada no Journal of Food Science com base em experiências efetuadas em diversas instituições norte-americanas, como a conhecida Universidade de Cornell. O trabalho foi conduzido pelo professor Robin Dando, diretor do Cornell Sensory Evaluation Facility, e explica que o consumo de uma xícara de café acaba pedindo alguma guloseima, entre outros efeitos estimulantes.

A cafeína é conhecida porque bloqueia em nosso cérebro um produto químico que pode nos fazer sentir sonolentos. Outras pesquisas anteriores já tinham mostrado que ajuda a saborear doces. As pesquisas recentes variaram grupos que consumiram produtos descafeinados de forma diferente em que quem estava participando da pesquisa não conheceia os seus detalhes. Não se sabe por quanto tempo este efeito é provocado. Os produtos doces podem ser de diversas variedades.

A cafeína também possui outros efeitos benéficos, como a redução de doenças cardíacas e diabetes do tipo 2. Não se recomenda que mais do que 400mg de cafeína seja consumido por dia. O que se desconfia é que as pessoas apresentem características em onde estes efeitos sejam diferentes.

O cuidado necessário é que estes poucos conhecimentos sejam utilizados para efeitos comerciais. Mas, em muitos estabelecimentos, o café já vem acompanhado de algum produto normalmente mais doce.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: