Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Confusão Que Criaram Com o Kombuchá

23 de novembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

O que estão chamando de Kombuchá, e que virou moda em muitas partes do mundo, tem variadas versões, inclusive sobre as datas originais do seu primeiro uso na China. Nupur Singh, no seu artigo recente no Savoy Tokyo, publicado no jornal japonês Japan Today, informa que a origem exata desta bebida continua um mistério, sendo comum acreditar-se que o primeiro uso registrado foi 200 a.C., no reinado do imperador Qin Shi Huang, da Dinastia Tang. Mas o nome Kombuchá é japonês, chá retirado da alga “Kombu”. Já Anita Porfirio, no artigo da Vogue/Globo, atualizado em junho do ano passado, ela que conversou com Leonardo imageAndrade, um dos fundadores da Companhia dos Fermentados, afirma que o produto de origem chinesa tem registro de cinco mil anos de história, o que não conseguimos confirmar no que se dispõe na literatura internacional.

O novo kombuchá que virou moda no mundo

O Kombuchá sempre foi consumido no Japão, como uma espécie de sopa que utiliza a alga kombu, que proporciona o sabor conhecido como umami. O que entrou em moda agora é uma nova bebida microbiana, que pode ter diversos sabores com o chamado SCOBY (colônia simbiótica de bactérias e leveduras em inglês), que tem uma mãe ou semente, um naco gelatinoso de bactérias e fermentos, que já era popular no Japão na década dos anos 1970, que pode ter diversos sabores. Algo parecido já ocorreu no Médio Oriente com uma espécie de iogurte, onde a população alcançava idades avançadas e saudáveis, que são aspirações de muitos. Estas sementes atuais utilizam simplesmente o chá, com o nome de kombuchá, podendo conter um pouco de açúcar, e as bactérias são probióticas vivas, comportando sabores variados que atraem até os jovens.

Existem muitas empresas, ainda de pequeno e médio porte, que estão disseminando este produto em muitos mercados, sendo que as lojas tradicionais de chá e café acabam sendo naturalmente as que mais oferecem estes produtos, que não devem ser consumidos em grandes quantidades de cada vez.

O kombuchá que entrou em moda é saudável, natural, comportando sabores variados, podendo até conter um pouco de álcool, cujos componentes fazem parte desta foto publicado no site de O Globo, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Também existem notícias que o kombuchá vem sendo misturado a uma cerveja caseira, comportando sabores dos mais variados, tanto de especiarias como de frutas, atendendo às preferências dos consumidores. Também em São Paulo, alguns estabelecimentos estão servindo estas bebidas, confundindo os clientes pelos seus nomes.


2 Comentários para “A Confusão Que Criaram Com o Kombuchá”

  1. Carlos Silva
    1  escreveu às 11:30 em 3 de dezembro de 2020:

    Excelente texto. Minhas dúvidas foram esclarecidas.

    Muito obrigado!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 11:59 em 3 de dezembro de 2020:

    Caro Carlos Silva,

    Realmente, usar nomes iguais para coisas diferentes, tende a gerar confusões. Obrigado pelo comentário,

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: